Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
A indexação do salário muda a relação produto / trabalho e causa recessão
14/03/2017 - por Shotoku Yamamoto

Do ponto de vista da teoria monetarista, inflação é a diminuição no poder de compra da moeda, como de fato é. Portanto, inflação nada mais é do que um fenômeno monetário e, para controlá-la, basta controlar a quantidade de moeda em circulação.

Entretanto, esta teoria funciona em uma economia sem indexação dos preços dos insumos, fato que não ocorre na economia brasileira.

Após o fortalecimento do sindicalismo no Brasil, o principal insumo industrial, que é a remuneração do trabalho, começou a DIMINUIR a relação PRODUTO / TRABALHO em detrimento do capital. Para provar esta tese, vamos imaginar uma economia de escambo, sem uso da moeda, já que inflação, segundo a teoria de Milton Friedman, é um fenômeno monetário.

Em uma economia imaginária, os produtores geram, no período de um ano, 10.000 toneladas de alimentos e remuneram os trabalhadores com 20% da produção. Assim, os trabalhadores recebem, no final do período, 2.000 toneladas de alimentos. No ano seguinte, os trabalhadores se unem, por meio do sindicato, e passam a exigir 21% da produção a título de remuneração do trabalho, sem aumento da produtividade. Portanto, a produção no segundo ano continuará 10.000 toneladas e os produtores passarão a transferir aos trabalhadores 2.100 toneladas de alimentos. Os produtores que, no ano anterior, dispunham de 8.000 toneladas para pagamento de impostos, energia, outros insumos e remunerar o capital, no segundo ano terão 7.900 toneladas. Ao continuar com esta progressão da remuneração dos trabalhadores nos períodos seguintes, fica evidente que a fatia dos produtores irá diminuir continuamente até que os produtores ficarão sem nenhuma parte da produção para remunerar o capital e acabarão encerrando a atividade produtiva.

Essa hipotética economia de escambo só poderia funcionar desde que houvesse aumento da produtividade na mesma proporção do aumento da remuneração do trabalho. Isto é, com o mesmo número de trabalhadores fossem produzidas, no segundo ano, 11.000 toneladas de alimentos e não 10.000.

Com isso, creio que fica evidente a urgente necessidade de acabar com a indexação dos preços de todos os insumos industriais, principalmente a mão de obra. Aliás, o Plano Real levado à prática em 1994 já condicionava o seu êxito ao fim da indexação, porque, em última análise, era o fator determinante da geração do déficit público, emissão de moeda e aumento da carga tributária. O Banco Central, para eliminar o efeito inflacionário desta emissão, vende títulos do Tesouro Nacional pagando juros “pornográficos” para trazer de volta estas moedas, aumentando o endividamento. Portanto, o próprio governo foi vítima da indexação. Se o governo federal não tivesse os poderes de emitir moeda, colocar no mercado títulos da dívida pública e aumentar a carga tributária em uma canetada, estaria na mesma situação que se encontra a maioria dos estados e municípios, inadimplentes como as empresas.

Para finalizar, a inflação brasileira não é apenas um fenômeno monetário e, portanto, a política de restrição ao crédito é inócua no combate à inflação porque, se de um lado diminui a demanda, por outro, diminui também a oferta porque a produção está diminuindo com a falência das indústrias.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Reinaldo Domingos
Finanças
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs