Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 65.119 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Doutorado abre caminho para Consultoria
30/11/-0001 - por Marcelo Miyashita

Tendência no mercado, executivos com anos de experiência voltam à universidade para se atualizar e aliar prática a conhecimento adquirido

Foi-se o tempo em que fazer um mestrado ou doutorado estava restrito a um grupo de pessoas que almejava apenas a carreira acadêmica. Atualmente, com os constantes avanços tecnológicos e o surgimento de novas estratégias de gerenciamento de negócios, muitos executivos estão voltando às universidades, após anos de experiência, para se atualizarem sobre o que há de novidade em suas áreas, no intuito de unirem prática a novos conhecimentos, garantindo sua competitividade no mercado de trabalho.

Segundo o vice-reitor da Universidade Metodista de São Paulo, Clovis Pinto de Castro, o atual movimento de volta às universidades deve-se ao fato de o mercado de trabalho estar cada vez mais exigente e buscando profissionais mais preparados para enfrentar os desafios de uma sociedade globalizada e marcada por profundas mudanças de referências em diferentes níveis (cultural; político; social; econômico, etc.) e na qual vem se falando muito em gestão de carreiras e no "fim dos empregos".

“Esta afirmativa, marcada pelo viés ideológico do capital neoliberal, tem criado, por um lado, um clima de instabilidade emocional nos executivos e, por outro lado, um forte estímulo para rever suas carreiras", diz Castro. "Por isto, está aumentando aos poucos a presença destes profissionais nas universidades. Muitos ainda acreditam que a pós-graduação lato sensu preencherá todas as carências em sua formação profissional. Outros mais antenados com o que está acontecendo em diferentes partes do mundo, já percebem que a especialização é apenas uma etapa e que, se quiserem de fato alçar novos vôos, precisarão ingressar em programas de mestrados (profissionais ou acadêmicos) e de doutorados.”

A experiência no mercado

No caso dos consultores, vale ressaltar que somente a busca pelo título de mestre ou doutor não garante sucesso profissional. Boa parte dos alunos dos cursos stricto sensu possui ao menos dez anos de experiência profissional. Ao enfrentar o desafio de se titular, estes profissionais estão garantindo sua empregabilidade e sua imagem frente aos clientes.

“Obter uma especialização, mestrado ou doutorado não garante, automaticamente, o sucesso de um futuro consultor. A experiência profissional ainda é fundamental para quem busca atuar em consultorias. Para aqueles que já possuem uma ótima experiência profissional, a formação acadêmica torna-se um elemento vital para a sua sobrevivência no mercado de trabalho", afirma Clovis de Castro.

Se experiência é o item fundamental, principalmente no campo da consultoria, a pergunta que se faz é de que maneira o ambiente acadêmico pode interferir positivamente nas práticas diárias de profissionais tão experientes? Quem responde a esta pergunta é o consultor e palestrante da Miyashita Consulting, Marcelo Miyashita. Graduado em publicidade e propaganda pela Cásper Líbero, pós-graduado pela ESPM e, atualmente, matriculado no mestrado em administração pela PUC/SP, após 17 anos de mercado, Miyashita decidiu que era hora de voltar aos estudos.

“Quando atuamos profissionalmente no nível operacional ou gerencial, temos uma visão local, restrita e próxima à operação. Compreendemos tudo do pouco e dentro dessa ótica. Ao estudar teorias de administração e as diversas disciplinas, por exemplo, ampliamos nossa interpretação da realidade, visualizamos outras questões e compreendemos de modo mais amplo e sistêmico o mundo ao redor. Conseguimos, ainda, analisar a prática dentro de uma lógica, um método. 

E efetivamente aprendemos com nossas experiências", ele explica. "Porém, quando estamos no nível executivo de direção, voltar a estudar faz com que consigamos o apoio que faltava ao processo de tomada de decisão. Em virtude da compreensão do todo sob a ótica de teorias, técnicas e métodos de diversas origens e escolas de pensamento, um executivo com suporte acadêmico encontra diretrizes para construir estratégias de gestão de longo prazo e, a partir daí, orientar decisões e escolhas, de curto prazo, mas melhor fundamentadas.” 

Para o sócio-diretor do Neurônio Consultoria, Ademar Bueno, unir teoria e prática é fundamental para que se possa balancear conhecimento e geração de riquezas. "O mercado de trabalho é muito mais dinâmico que o ambiente acadêmico. Porém, a experiência do trabalho com pesquisas e desenvolvimento de metodologias e conhecimento é algo muito mais forte no meio acadêmico. O estado da arte é esta junção entre método e inovação, a qual cria uma base forte e sustentável para o desenvolvimento e geração de riqueza, que não se restringe apenas à questão financeira.”

Em resumo, o mais importante nesta relação é que fique claro que ambiente acadêmico e mercado de trabalho podem caminhar lado a lado de maneira saudável, por diversos motivos, como menciona Roberto Hirsch, da Bob Hirsch RR. 

"A academia contribui com a prática diária do trabalho de diversas maneiras que vão desde pesquisas, relações de parceria e trabalhos específicos, divulgação de novos estudos e modelos teóricos, identificando as necessidades das organizações e desenvolvendo estudos em laboratórios expe-rimentais, até aproximando os profissionais para o ambiente acadêmico e, principalmente, fortalecendo a rela-ção academia/ mercado de trabalho como algo que se complementa.” 

O consultor diante do mercado

Diante de mudanças tão profundas e rápidas pelas quais o mundo do trabalho vem passando, como a globalização e as novas tecnologias, o profissional disposto a se especializar e a se manter constantemente atua-lizado sobre a sua área de atuação é visto com bons olhos pelo mercado e por seus empregadores.

Tatiana Passos Zylberberg, doutora pela faculdade de Educação Física da Unicamp e consultora na área educacional para organizações, como a Associação Rodrigo Mendes, vê a especialização como um passo importante para que executivos tornem-se consultores, desde que já tenham experiência.

"Acredito que uma formação especializada oferece diferenciação profissional, de forma que auxilia e respalda a realização de consultorias, ampliando os convites para ministrar cursos de formação. Num país de tantas diferenças sociais, o profissional especializado é visto como alguém que teve mais oportunidades. As pessoas passam a respeitar mais suas opiniões e mesmo a querer ouvi-lo com mais freqüência."

Miyashita vai além e afirma que a decisão de se tornar mestre ou doutor é um passo importante para que executivos tornem-se consultores, pois "o bom consultor é aquele que é visto como alguém para se consultar antes de começar um trabalho". 

O executivo com experiência tem tudo para ser um consultor, já que une prática e experiência. Mas, pode não ter visão sistêmica e metodológica. Justamente é esta a diferença entre fazer e saber fazer. "Talvez, por isso, vejo muitos executivos em cursos de especialização, MBA e até mestrado. Eles sabem que é preciso conciliar o conhecimento prático ao estudo para tirar daí novas oportunidades, ampliando as possibilidades de ocupação no mercado", revela.

Para o coordenador do mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, Jofre Silva, o profissional experiente que busca especializar-se em sua área "costuma ser tratado com respeito e certa reverência, adquirindo uma atenção diferenciada". Segundo ele, esses são admirados pelo esforço e pela busca de maior conhecimento e experiência. "Assim como são vistos com maior autoridade sobre a área em que trabalham", informa.

Assim, se você também faz parte do grupo de executivos que, no futuro, pretende ser conhecido como consultor, ficam as dicas de que a experiência de mercado é o item primordial no seu currículo. Tendo este conhecimento empírico em mãos, o mestrado ou doutorado fará de você um profissional respeitado que é visto pelo mercado como alguém aberto a novas possibilidades e novos conhecimentos.

Para finalizar, é imprescindível considerar a observação feita pelo coordenador do mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, Raul Amaral Rego.

De acordo com ele, é comum se dizer que a carreira de um profissional que escolhe um curso de mestrado (e depois o de doutorado) é sustentada em três pilares: pesquisa, docência e consultoria. "Com a pesquisa, o profissional aprende como se pode fazer alguma coisa. Por meio da docência, transmite seus co-nhecimentos sobre como fazer. Em consultoria, presta serviços orientando o fazer", explica. 

"A combinação dos três elementos estabelece conexões entre teoria e prática, enriquecendo a base de conhecimento científico, que será pesquisada por outro professor. Este irá ensinar seus alunos e depois atuará como consultor. Com isso, cria-se um círculo virtuoso fascinante, no qual a ciência consegue evoluir e a sociedade obter o seu desenvolvimento".

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Gestão em alta performance
 
A era do Buzzmarketing
 
B2B, B2C ou B2P?
 
Cadastro de clientes: estratégia de marketing ou burocracia?
 
Rede de pessoas ou de coisas?
 
Networking. Um quebra-cabeça para manter sua rede em dia
 
Cartão de visita, como usar
 
A importância do pós-venda
 
A evolução do marketing de relacionamento e os desafios impostos aos seus profissionais
 
Branco cinquentenário
 
A 3ª geração do Marketing de Relacionamento
 
Meu cadastro? Pra que?
 
Cuide bem do seu bom ex-chefe
 
Quem é consultor já saiu da estratégia padrão de carreira. Parabéns!
 
Como praticar o networking no dia-a-dia
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
   
     
       
 
Casemiro de Oliveira Rosa
Estratégia
 
Tom Coelho
Gestão de Pessoas - RH
 
Dino Mocsányi
Mudanças & Transições
 
Daniel De Stefano Menin
Marketing / Publicidade
 
José Antonio Purcino
Jornalismo / Comunicação
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Bernardo Leite Moreira
Comportamento
 
Gilberto Guimarães
Liderança Positiva
 
Richard Doern
Empresas Familiares
 
Jusivaldo Almeida dos Santos
Finanças Pessoais
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
Mentores do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2017 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Rua Tiradentes, 167 -
Parque Vila Rica - Santana de Parnaíba / São Paulo
06503-187
Tel.: / (11) 94755-9832

Horario de Atendimento
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00.