Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Branco cinquentenário
30/11/2012 - por Marcelo Miyashita

Lições de marketing do Omo e seu sucesso.

Nos deparamos com tantas inovações tecnológicas que não nos damos conta dos produtos igualmente inovadores que fazem parte do nosso dia-a-dia. Produtos que mudaram mercados e hábitos, que se transformaram em ícones, confundindo seus nomes com os de suas próprias categorias e, indo mais além, tornando-se parte da cultura pop, criando vínculos emotivos e de confiança.

Um desses produtos completa 50 anos de sucesso. Em 1957, a Unilever lançou o que se tornaria um dos mais emblemáticos sucessos de marketing, um sabão em pó em substituição ao sabão em barra: o Omo. E, para ensinar o uso do sabão em pó, mudar hábitos antigos e criar novas percepções de limpeza e brancura, a empresa promoveu uma estratégia que valorizava a demonstração e a interação das clientes com o produto. Quem não lembra dos patrocínios em novelas, testemunhais em comerciais e da demonstração no modelo antes-e-depois, repetidos continuamente por décadas, junto com a frase "Lava mais branco"?

Claro que, vista sob a ética do século XXI, uma variação de opção de produto - da barra para o pó - é algo banal, assim como as técnicas de marketing utilizadas. Mas, como chamar de banal uma estratégia que criou uma marca presente em 32 milhões de residências, líder com 47,5% de participação, segundo a agência AC Nielsen, e, há 14 anos consecutivos, a marca mais lembrada entre todas as categorias do prêmio Top of Mind, organizado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Podemos tirar desse caso absoluto de sucesso referências para nosso aprendizado e lições importantes de marketing. Para citar só duas, a primeira é que inovação exige mudança na forma de usar. Por isso, é preciso se concentrar no consumidor e nos seus hábitos. Só a mudança para a apresentação do produto em pó já foi um grande passo na época, mas não teria sido um sucesso se as ções de marketing não conseguissem ensinar e demonstrar uma nova forma de lavar.

Muitos produtos inovadores fracassam no mercado por falharem nesse ponto: não conseguem vencer a barreira do novo hábito que a inovação pode exigir. É preciso dar atenção a essa questão: inovações podem não ser auto-explicativas e serem difíceis de assimilar.

A segunda lição é que não se cria um marca legendária com sustos e repentes de marketing. É preciso foco, constência e respeito ao posicionamento estratégico, pois, da mesma forma que estratégia significa um plano para o futuro, também representa um padrão de ações construídas.

É incrível como alguns publicitários e analistas de marketing no mercado desvalorizam as ações do OMO rotulando como tradicionais velhas e antiquadas. Como se a inovação também devesse ser levada a cabo nas estratégias, mudando campanhas, temáticas e conceitos a cada ano.

Marcas legendárias são marcas do coração, com ações que reconhecidas pelos consumidores e que fazem parte das suas lembranças, que valorizam o vínculo que nenhuma marca nova conseguirá criar em pouco tempo. Como empreendedores e empresários, precisamos pensar nas lições desse sucesso. Um giro pela área de serviço de casa pode ser inspirador.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Planejamento de carreira e estratégia pessoal. Ainda dá tempo.
 
Networking. Uma atividade extra no dia a dia de cada um.
 
Quem é consultor já saiu da estratégia padrão de carreira. Parabéns!
 
Gestão em alta performance
 
Cadastro de clientes: estratégia de marketing ou burocracia?
 
B2B, B2C ou B2P?
 
Rede de pessoas ou de coisas?
 
Cartão de visita, como usar
 
A importância do pós-venda
 
A evolução do marketing de relacionamento e os desafios impostos aos seus profissionais
 
A 3ª geração do Marketing de Relacionamento
 
Meu cadastro? Pra que?
 
Cuide bem do seu bom ex-chefe
 
Como praticar o networking no dia-a-dia
 
Doutorado abre caminho para Consultoria
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs