Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Saia da zona de conforto!
07/11/2008 - por Dino Mocsányi - In Memoriam

Publicado no site www.ig.com.br por Glycia Emrich, na seção "Delas", em 07/11/2008

O trabalho está apático, sem grandes desafios e você se sente estagnada? Saiba como virar a mesa e voltar a ter prazer até na mesa do escritório...

Ir para o trabalho já foi bem mais interessante. E estar naquele ambiente também. O dia parece se arrastar e você não vê mais a menor graça em fazer o que parecia ser tão prazeroso. Mas também não tem força e nem coragem de dar uma guinada e trocar o certo (salário todo dia 30) pelo incerto. Trabalhadoras de plantão, é hora de repensar o seu status profissional!

Diante da crise mundial, se você não mudar de vida, pode ser que mudem pra você. “Acomodar-se pode significar deixar de ser um funcionário interessante para ser visto como ‘custo-benefício-que não-está-valendo-a-pena’ e, com isto, abrir as portas para uma demissão”, explica Dino Mocsányi, consultor e especialista em Gestão de Mudanças e Transições (www.consultores.com.br).

Cuidado com a média

A tal da zona de conforto faz com que você se transforme em uma empregada mediana, sem acrescentar valor à empresa ou a qualquer outro local em que trabalha. Às vezes, você não consegue sair da estagnação simplesmente porque mal conhece o seu empregador e o que você tem a oferecer. O especialista dá duas dicas para ajudar essa descoberta:

- Veja a empresa como seu "mercado" e procure nela quais são as necessidades não-atendidas. Você deve ser o melhor ‘produto ou serviço’ para suprir essa lacuna, se estiver atento e for rápido.

- Avalie quais são seus recursos, o que você oferece. Em outras palavras, o que você está em condições de vender e entregar a este ‘mercado’.

Dúvida cruel

Depois de perceber onde trabalha e porque está ali, é hora de resolver o que fazer. Mudar de emprego ou escolher logo outra carreira para seguir? O que não dá é pra ficar feito múmia, sem passar por desafios e crescer profissionalmente. A chance de você ser demitida enquanto passa por essa estagnação é incrivelmente grande. E a zona de conforto causa mal estar, afinal, você não está feliz. Dois motivos podem te tirar dela:

- Quando o presente chegar ao ponto de ser insustentável (e você estiver a beira de um ataque de nervos ou uma depressão profissional);

- Ou quando o futuro e uma possível mudança acenarem para você.

Novo tempo

Lembre-se que os tempos são outros e o mercado de trabalho também. Carreiras que duram décadas em um mesmo emprego quase não existem mais. Não só as empresas estão com mais rotatividade, mas as pessoas buscam, dependendo da época, o que lhe dá prazer. “A tendência clara é que uma boa parte das pessoas passará partes substanciais de sua vida profissional alternando entre o emprego e o não-emprego”, afirma o especialista.

Para superar

Perceber o que você pode oferecer e para quem oferecer (o que o mercado em que você trabalha precisa?) é super importante. É descobrir quem é você dentro e fora da sua empresa. Você já pensou nisso? “Se a resposta foi sim, grande oportunidade de sair na frente!”, garante Dino.

E se você pensa que ‘você-produto’ (é dessa forma cruel que o mercado enxerga os seres da Terra) é o que você faz em seu emprego hoje, ou o que poderia fazer se tivesse oportunidade, ou sua formação, habilidade e experiência profissional, está enganada! “Você é algo que gere os resultados ou benefícios que seu mercado necessita obter, seja ele seu empregador ou seu cliente, ou algo que solucione um problema que se esteja enfrentando. Algo que adicione o valor faltante em outros "produtos" já fornecidos por seus concorrentes”, explica o consultor.

E que tal tentar algo novo? Escreva um anúncio sobre você mesma, sobre o ‘produto’ que você é. O especialista garante: “Esta é uma excelente maneira para assegurar a si mesmo que você sabe o que vende, a quem, por que ele deveria comprá-lo e como dizer isto a ele, esteja você empregado ou não, mas trabalhando nos próximos anos! Afinal, tanto faz!”

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Consultoria: alternativa de trabalho que exige marketing pessoal
 
Trabalhando nesta “era do não emprego”
 
Novas Tendências do Mercado para as Consultorias em Tempos de Grandes Mudanças
 
Consultoria: O Tripé da Venda de Trabalhos
 
As diversas formas de marketing
 
Consultoria - Tabus na empresa familiar
 
Mahalo!
 
Sênior, sim senhor!
 
Os 13 pecados na prestação interna de serviços
 
Administração das Transições
 
Apresentações Convincentes 4 - A argumentação
 
Apresentações Convincentes 3 - Mantendo a atenção da platéia
 
Quem apoia a sua tese???
 
Lidando com resistências às mudanças
 
Quebra gelos para apresentações
 
Consultoria: Alternativa de trabalho na era do não-emprego
 
Apresentações Convincentes 2 - O público-alvo
 
Apresentações Convincentes 1 - Introdução
 
A transição da e-cultura!
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs