Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 65.119 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Devo interromper a carreira para estudar fora?
21/05/2013 - por Gilberto Guimarães

Tenho 21 anos, sou formado em contabilidade e estou há três anos em uma instituição financeira internacional. Acredito que, apesar da pouca idade e tempo de casa, cheguei em um ponto onde não vejo grandes possibilidades para crescer nos próximos anos.  Claro que existem alguns cargos acima do meu, mas que na prática não trazem diferenças consideráveis em relação a salário e aprendizado. Já tentei ir para o exterior pela empresa, mas creio que sou muito “júnior” para que essa transação seja beneficente para ambas partes. Agora, estou pensando em fazer outra faculdade no exterior, onde poderia aprimorar o idioma e conviver com outra cultura. Além disso, poderia me desenvolver pessoal e profissionalmente, talvez com um emprego na área de finanças para adquirir mais bagagem e depois retornar ao Brasil. O que devo fazer?

Analista de crédito pleno, 21 anos.

Viver um período fora do país, longe da família, estudando ou trabalhando, será sempre uma experiência enriquecedora. Do ponto de vista pessoal trará maturidade, e desenvolverá sua capacidade de assumir e resolver seus problemas contando apenas consigo mesmo. Só isso já justifica a sua opção por estudar fora. E isso é verdadeiro não importando em que país e  escola. No entanto, pelo lado acadêmico, para que também seja uma experiência positiva é necessário escolher-se uma boa escola e um curso que seja importante para o desenvolvimento futuro de sua carreira. Não é qualquer escola, de qualquer país, que vai enriquecer seu currículo ou vai dar bases sólidas para sua evolução profissional.

Do ponto de vista curricular é mais importante ter um bom diploma de uma grande escola brasileira do que um equivalente de uma escola desconhecida de um país sem tradição.

Agora, do ponto de vista profissional, o que sua pergunta deixa antever é que você tem mais sonhos e desejos do que planos e projetos bem estruturados. Uma carreira de sucesso é resultado de um planejamento bem elaborado. O projeto de carreira deve se subordinar a um projeto de vida. Este projeto de vida deve responder as perguntas mais básicas tais como: o que se espera da vida e aonde se pretende chegar. Família? Filhos? Em que região? Fazendo o que? E assim vai. Ou seja, antes de definir a carreira, tem que se definir um projeto de vida.

A carreira é apenas o veiculo e não o destino da viagem. Outro ponto importante é que aos 21 anos e com apenas três anos de trabalho parece ainda cedo para você se sentir desencorajado pela evolução da sua carreira. A carreira é uma corrida de longa distância, é uma maratona. Arrancar na frente e correr desesperadamente os primeiros metros, talvez não seja a melhor forma para garantir a vitória ao final da corrida. É importante desenvolver um pouco de paciência e de capacidade de observação. Procure aprender com todos e em todas as oportunidades. Nem sempre se aprende muito apenas com crescimento e vitórias.

Os fatores de sucesso de uma carreira podem ser simplificadamente divididos em três terços:

- O primeiro é composto pela capacidade técnica e competências profissionais. São fatores importantes, mas não são primordiais.

- O segundo terço, é composto por aspectos comportamentais e relacionais. Pode-se afirmar, sem dúvida, que é mais provável que pessoas com comportamento adequado e alta capacidade de estabelecer relacionamentos positivos consigam fazer sucesso na carreira, mais do que pessoas brilhantes intelectualmente, mas de comportamento vago ou agressivo.

- O terceiro terço são fatores econômicos e estruturais. É mais fácil ter sucesso na carreira em momentos de crescimento econômico, ou, trabalhando-se em empresas que estejam crescendo com enorme sucesso. Comparando-se com uma corrida de automóvel, o melhor piloto no pior carro, provavelmente não será campeão.

Concluindo, para que estes três terços do projeto de carreira estejam convenientemente em sintonia entre si é fundamental avaliar, planejar e fazer as escolhas acertadas nos momentos específicos.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Como conviver com a pressão e a falta de estímulo?
 
Devo voltar a estudar mesmo depois dos 40 anos?
 
É possível implementar mudanças sem apoio?
 
Como conserto uma contratação errada?
 
Novas funções e habilidades profissionais em um mundo em transforma?
 
As cinco competências essenciais para liderar
 
Divã Executivo - Devo reclamar de um colega preguiçoso que ganha mais?
 
Divã Executivo - Como faço para recusar o meu chefe no Facebook?
 
Reforma tributária para emprego zero
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
   
     
       
 
Bernardo Leite Moreira
Comportamento
 
Casemiro de Oliveira Rosa
Estratégia
 
Dino Mocsányi
Mudanças & Transições
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Daniel De Stefano Menin
Marketing / Publicidade
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Tom Coelho
Gestão de Pessoas - RH
 
José Antonio Purcino
Jornalismo / Comunicação
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Jusivaldo Almeida dos Santos
Finanças Pessoais
 
Richard Doern
Empresas Familiares
 
Gilberto Guimarães
Liderança Positiva
Mentores do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2017 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Rua Tiradentes, 167 -
Parque Vila Rica - Santana de Parnaíba / São Paulo
06503-187
Tel.: / (11) 94755-9832

Horario de Atendimento
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00.