Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Características de uma pessoa não assertiva
30/11/2013 - por Patrícia Bispo

Não importa o segmento organizacional ou cargo que assuma.

Hoje o profissional precisa saber adequar-se às inovações do mercado e estar aberto para o diálogo com os colegas de trabalho, mesmo que esses sejam pessoas que tenham convicções e crenças diferenciadas daquelas que ele considera as mais corretas.

Isso não significa que se deve concordar com tudo o que ocorre ao seu lado, mas sim desenvolver uma competência muito valorizada pelas organizações: a assertividade, que corresponde à habilidade de se posicionar frente às pessoas e às situações, expressando-se opiniões ou sentimentos sem constrangimento e tampouco causar constrangimentos aos outros, considerando-se os seus próprios direitos e ponto de vista e os direitos e ponto de vista dos outros.

Confira abaixo 10 características de pessoas NÃO assertivas.

1 - Pessoas não assertivas costumam reprimir seus sentimentos, suas ideias diante dos demais. Isso se torna mais evidenciado, quando se deparam com algo que as incomoda.

2 - Por prenderem seus sentimentos, acabam tornando-se passivas diante dos fatos que vivenciam e das pessoas que as cercam. Dessa forma, deixam de aproveitar as oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.

3 - Se tentam expressar sentimentos ou opiniões, não sabem argumentar e se tornam até agressivas diante dos colegas de trabalho. Acreditam que seu posicionamento é o correto e que em hipótese alguma existe a possibilidade de estar equivocado diante de um fato.

4 - Mesmo sendo agressivas, estão convictas que o comportamento adotado é de uma pessoa assertiva. Confundem os conceitos, porque ao tentarem defender seus "direitos" esquecem que ao seu lado há pessoas que também querem ser ouvidas e respeitadas.

5 - Quando assumem cargos de chefia, passam longe de serem considerados líderes, uma vez que recorrem ao cargo para impor suas vontades e ofuscar a opinião dos demais. Ou seja, usam o poder de forma arbitrária.

6 - Sempre preferem controlar a situação por se sentirem ameaçados diante dos demais profissionais. Além disso, se sua opinião está correta, a pessoa não assertiva opta por ser um manipulador de marionetes.

7 - Essa insegurança dos não assertivos, principalmente diante dos colegas de trabalho, demonstra que a autoestima precisa ser trabalhada. Eles não confiam suficientemente em si próprios, mesmo que possam desenvolver competências que os façam se tornarem profissionais destacados.

8 - Quando a situação não está sendo manipulada e alguma determinação contraria o seu ponto de vista, considera-se injustiçado e que está cercado de colegas ingratos e incapazes de acompanharem sua linha de pensamento.

9 - Como não possuem o hábito de se expressar, as pessoas não assertivas apresentam falhas na sua comunicação. Em alguns momentos podem tentar expressar algo, mas diante de todo o contexto, culminam por passar uma informação totalmente diversa daquela que tinham em mente.

10 - Apresentam-se resistentes às mudanças, mais do que os demais. Não se mostram flexíveis a tentarem algo inovador. Imaginam que isso irá lhes tirar o domínio do ambiente em que atuam e, conseguintemente, perderão o espaço que tanto lutaram para conquistar na empresa.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Como planejar-se bem para 2016
 
5 previsões para as pequenas empresas do futuro
 
Humildes Vencedores
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs