Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 65.119 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Quem é consultor já saiu da estratégia padrão de carreira. Parabéns!
15/10/2011 - por Marcelo Miyashita

Ter uma estratégia para a vida e o futuro profissional é fundamental num ambiente de alta competitividade. Saber para onde ir, definir metas e trilhar caminhos são questões que precisam estar definidas para orientar o dia a dia das decisões de carreira e seus impactos.

Já não basta – infelizmente – só trabalhar, cumprir tarefas e realizar soluções. É preciso também ter alta performance no desenho da carreira. Claro que trabalhar bem dá aval, reputação, relacionamento e perspectivas. Só que tudo isso não pode ser mais tratado como conseqüência, um bônus, pela excelência profissional. É preciso, além disso, focar, concentrar-se na sua própria estratégia e trabalhar também por ela.

O plano padrão da carreira
A questão é que, implicitamente, todo trabalho já traz um plano de carreira embutido. É, aos olhos da estratégia, uma armadilha. É o roteiro padrão de desenvolvimento profissional que o mercado propõe aos seus integrantes. É o plano coerente e lógico. Mas, não funciona para todos. Justamente porque é o plano da maioria. Em que a diferenciação - tão importante para a propalada vantagem competitiva - resume-se a mais empenho, produtividade e eficácia. Ou seja, pelo plano padrão atinge-se o sucesso quem trabalha mais para o trabalho.

E alguns conseguem. Mas, quando não há vantagem competitiva os profissionais tendem a ser muito parecidos em suas competências – o que tornam colegas de profissão concorrentes por posições. Por isso que uma estratégia própria, alinhada às características e às ambições de cada um é fundamental. Pessoas, e seus sonhos, são diferentes e têm suas particularidades. Isso precisa ser levado em consideração na estratégia.

Outro erro comum na formação da estratégia de carreira é enxergar como objeto de planejamento a profissão. Isso porque toda profissão apresenta a sua ocupação clássica e preferencial, ou seja, tem um objetivo de mercado definido. Porém, há diversas outras ocupações relacionadas à determinada profissão e toda hora surgem novas.

Estratégia com foco em ocupação
Um exemplo: na minha carreira tive o prazer de lecionar no mesmo curso e na mesma instituição de ensino onde me formei - a Faculdade Cásper Líbero. Lecionei no curso de Publicidade e Propaganda entre 2002 a 2006. Lecionei também em outras faculdades, no mesmo e em outros cursos. Como professor em curso de "PP", meus alunos se formaram publicitários, claro. E muitos começaram a sua jornada como publicitários. E alguns, hoje, têm relativo sucesso, enquanto outros batalham dia após dia pelo seu crescimento na profissão. Esse é um resultado normal, como dito anteriormente quando todos têm a mesma estratégia há a competição e nem todos conseguem crescer juntos.

Por outro lado, também tive alunos que focaram nas suas particularidades e gostos. E aproveitaram-se da atividade publicitária como mola propulsora para um plano diferente. Abriram-se para suas ambições e para as oportunidades diversas do mercado. Hoje tenho alunos que fazem carreira de sucesso em outras ocupações. Só para citar as mais latentes, são profissionais em marketing, em marketing de relacionamento, em comunicação empresarial, em inteligência de mercado, e mais recentemente, em mídias sociais e todas as ocupações ligadas à internet e meios digitais.

Foco em tendências, oportunidades e novidades
Claro que eles também enfrentam competição e concorrência. Porém, comparativamente, num volume e escala menor. Porque, infelizmente – ou felizmente para eles – a maioria dos profissionais conduz suas carreiras dentro dos parâmetros do plano padrão. E também não levam em consideração as tendências, oportunidades e novidades que surgem no mercado. Quem trabalha também para sua estratégia está sempre ligado no mercado e em caminhos para desenvolver seus conhecimentos e habilidades.

É por isso que é preciso ter uma estratégia para a vida e o futuro profissional. A estratégia tem a profissão como ponto de partida e a ocupação planejada como objetivo. É o longo caminho entre o que "eu sou" e para o que "eu servirei". A profissão é a base, consigo traz uma ocupação e o perfil recomendado para uma boa performance. Só que uma profissão não deve ser um fim em si mesmo. Deve ser uma alavanca para sua estratégia se valer dela para realizar seus objetivos e sonhos.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
A era do Buzzmarketing
 
Gestão em alta performance
 
Cadastro de clientes: estratégia de marketing ou burocracia?
 
B2B, B2C ou B2P?
 
Rede de pessoas ou de coisas?
 
Cartão de visita, como usar
 
Networking. Um quebra-cabeça para manter sua rede em dia
 
A importância do pós-venda
 
A evolução do marketing de relacionamento e os desafios impostos aos seus profissionais
 
Branco cinquentenário
 
A 3ª geração do Marketing de Relacionamento
 
Meu cadastro? Pra que?
 
Cuide bem do seu bom ex-chefe
 
Como praticar o networking no dia-a-dia
 
Doutorado abre caminho para Consultoria
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
   
     
       
 
Dino Mocsányi
Mudanças & Transições
 
José Antonio Purcino
Jornalismo / Comunicação
 
Daniel De Stefano Menin
Marketing / Publicidade
 
Tom Coelho
Gestão de Pessoas - RH
 
Gilberto Guimarães
Liderança Positiva
 
Bernardo Leite Moreira
Comportamento
 
Richard Doern
Empresas Familiares
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Casemiro de Oliveira Rosa
Estratégia
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Jusivaldo Almeida dos Santos
Finanças Pessoais
Mentores do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2017 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Rua Tiradentes, 167 -
Parque Vila Rica - Santana de Parnaíba / São Paulo
06503-187
Tel.: / (11) 94755-9832

Horario de Atendimento
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00.