Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 65.119 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
RH como patrocionador do Coaching e do Mentoring
18/04/2007 - por Marcos Wunderlich

O RH tem como desafio assumir o verdadeiro papel estratégico que lhe cabe nas empresas. Esta tarefa, já amplamente discutida e reprisada, demandará ainda bastante tempo, com aplicação de muita habilidade e forte capacidade de convencimento e conquista de espaços.

Neste contexto, uma boa forma de atuação e geração de dividendos por parte do RH é o patrocínio do Coaching e do Mentoring nas organizações, pois são atividades intimamente relacionadas às atribuições do RH. A partir dali poderão se estender por toda a organização, em seus diferentes níveis hierárquicos, promovendo forte influência no desempenho e nos resultados da empresa.

Este poderá ser, sem dúvida, uma excelente oportunidade ao RH de maior aproximação e diálogo mais aprofundado junto às diferentes áreas da empresa, em melhores condições de costurar alianças internas e possibilidade de ocupar importantes espaços de assessoria ao campo operacional e estratégico da organização.

Sempre é bom lembrar que esta postura do RH também coincide com as próprias finalidades do Coaching, ou seja dos Gerentes de RH exercerem o papel de  Coaches  junto a seus clientes internos na organização. Desta forma o Coaching passa a ser um instrumento para agregar forte valor ao RH.

As metodologias de Coaching e Mentoring, quando bem aplicadas, são geradoras e impulsoras de fortes vínculos relacionais entre as pessoas, tendo em vista a obtenção de resultados operacionais e promovendo o desenvolvimento das pessoas na melhoria de sua qualidade de vida. Enquanto o Coaching tem seu foco maior voltado para o desempenho e os resultados produtivos, o Mentoring está mais voltado para o desenvolvimento integral das pessoas.

Tanto um como outro instrumentam, por exemplo, as pessoas mais antigas a passar sua experiência profissional e de vida às pessoas mais novas na organização. Uma das principais características destas metodologias é a realização de encontros periódicos de orientação e troca de informações entre o Coach e o seu Coachee, ou do Mentor com seu Mentorado.

Um importante papel do RH é, portanto, o incentivo a estas modernas metodologias de aprendizagem, transmissão de conhecimentos e geração de alta performance, porém, muito mais do que isto, o RH pode ter um papel fundamental na orientação prática e no fornecimento de instrumentação para que gerentes e líderes internos comecem a praticar estas metodologias.

Não há uma fórmula padrão de aplicação do Coaching e Mentoring que sirva a todas as organizações indistintamente, mas sugere-se que cada RH encontre a sua melhor forma.

Neste ponto é importante frisar que o principal obstáculo às práticas de Coaching e Mentoring não é a metodologia em si, pois esta é fácil de ser entendida e praticada. O obstáculo principal reside na obtenção de instrumentos e referenciais formatados de suporte que possibilitem o aprofundamento temático por parte do Coach ou do Mentor.

Para muitas empresas e organizações é recomendado que o RH estude o assunto em profundidade e que, se possível, patrocine uma Formação ou Capacitação em Coaching e Mentoring com instrumentalização temática para sua prática, iniciando, talvez no seu setor e com alguns convidados de outras áreas.

Assim, pessoas do RH poderão se instrumentalizar e exercer esta função na organização, de modo a difundir estas metodologias, e num passo seguinte repassar as técnicas e instrumentos aos demais gestores, gerentes ou líderes internos. Quando houver obtido boa adesão, simpatia e clima propício, o RH pode patrocinar a formação de Coaches internos. Assim o processo lentamente vai se mesclando na cultura organizacional.

Este é o modo mais informal de patrocínio do Coaching e Mentoring em organizações.Também há modelos de implantação mais formais e até mesmo rígidos, mas tendem a não funcionar tão bem, pois esbarram nas barreiras culturais e em obrigações e resistências internas, incompatíveis com a moderna mentalidade e os modelos mais horizontais de funcionamento organizacional.

Para os diretores e altos executivos, é bastante recomendável que, num primeiro momento, o RH disponibilize bons Coaches e Mentores externos.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Coaching, Counselling, Mentoring e Holomentoring
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
   
     
       
 
Jusivaldo Almeida dos Santos
Finanças Pessoais
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Bernardo Leite Moreira
Comportamento
 
Richard Doern
Empresas Familiares
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
José Antonio Purcino
Jornalismo / Comunicação
 
Casemiro de Oliveira Rosa
Estratégia
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Daniel De Stefano Menin
Marketing / Publicidade
 
Gilberto Guimarães
Liderança Positiva
 
Tom Coelho
Gestão de Pessoas - RH
 
Dino Mocsányi
Mudanças & Transições
Mentores do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2017 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Rua Tiradentes, 167 -
Parque Vila Rica - Santana de Parnaíba / São Paulo
06503-187
Tel.: / (11) 94755-9832

Horario de Atendimento
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00.