Boa tarde, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
A árvore e a floresta - A necessidade de uma visão holística para o aluno do curso de Finanças.
30/08/2012 - por Luiz Antonio Barbagallo

A metáfora da árvore e da floresta, na qual aquele que observa apenas a árvore não consegue entender a relação com todo o ecossistema à sua volta, é bem apropriada para entender a dificuldade que muitos alunos encontram para associar as disciplinas que compõem os cursos de finanças. A chamada interdisciplinaridade. A dificuldade é ainda maior quando o aluno tem pouca ou nenhuma experiência profissional.

“O gestor financeiro é o responsável por maximizar o retorno do acionista, sendo todas as suas ações voltadas para esse fim. Tomar decisões sobre investimentos e financiamentos, planejar, cuidar da lucratividade e da solvência da empresa, são atribuições que impactam direta ou indiretamente na rentabilidade do capital investido“.

Quando, em uma aula de matemática financeira falamos sobre o cálculo da taxa de juros a ser negociada em um empréstimo de capital de giro, por exemplo, o aluno precisa associar o impacto do custo financeiro dessa negociação no resultado da empresa, resultado este que estará refletido nos demonstrativos a serem analisados na aula de análise de balanços.

Na aula de análise de balanços a associação com a ciência da administração é fundamental, seja para orientar o gerente de vendas para uma melhor negociação com os clientes no que se refere a prazos e margens, ou, o mesmo valendo para o gerente de compras na negociação com os fornecedores, já que boas negociações trarão melhores prazos médios de recebimento e pagamento e melhores indicadores de lucratividade. A ciência da administração tem importância também no desenvolvimento de programas de eficiência e redução de custos e despesas, que, logicamente também trarão impactos nos resultados.

Ao elaborar um orçamento o aluno precisa de uma visão geral para compor as peças orçamentárias, tais como o orçamento de vendas, produção, matéria prima e mão de obra, custo final de vendas, despesas administrativas, fluxo de caixa, investimentos, etc., além de fazer a associação com as ciências econômicas, já que políticas cambiais, monetárias e fiscais terão influência no planejamento e nas decisões a serem tomadas.

Conhecimentos de estatística para elaborar projeções de receitas e despesas em trabalhos de planejamento e projetos e conhecimentos de engenharia econômica para a tomada de decisões sobre esses projetos. Enfim, é todo um conjunto de conhecimentos que, se bem assimilados e associados entre si, formarão um excelente profissional.

Tudo isso parece óbvio aos já profissionais da área, porém não o é para o aluno. Cabe a nós professores não nos atermos apenas à nossa disciplina, mas instigar a associação com as demais, para que o aluno entenda a relação de cada árvore/disciplina no contexto da floresta/curso.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Aquisição de bens pelo consórcio: uma decisão que vai além da variável matemática.
 
A contabilidade mental e o descontrole das finanças pessoais
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs