A metáfora da árvore e da floresta, na qual aquele que observa apenas a árvore não consegue entender a relação com todo o ecossistema à sua volta, é bem apropriada para entender a dificuldade que muitos alunos encontram para associar as disciplinas que compõem os cursos de finanças. A chamada interdisciplinaridade. A dificuldade é ainda maior quando o aluno tem pouca ou nenhuma experiência profissional.
“O gestor financeiro é o responsável por maximizar o retorno do acionista, sendo todas as suas ações voltadas para esse fim. Tomar decisões sobre investimentos e financiamentos, planejar, cuidar da lucratividade e da solvência da empresa, são atribuições que impactam direta ou indiretamente na rentabilidade do capital investido“.
Quando, em uma aula de matemática financeira falamos sobre o cálculo da taxa de juros a ser negociada em um empréstimo de capital de giro, por exemplo, o aluno precisa associar o impacto do custo financeiro dessa negociação no resultado da empresa, resultado este que estará refletido nos demonstrativos a serem analisados na aula de análise de balanços.
Na aula de análise de balanços a associação com a ciência da administração é fundamental, seja para orientar o gerente de vendas para uma melhor negociação com os clientes no que se refere a prazos e margens, ou, o mesmo valendo para o gerente de compras na negociação com os fornecedores, já que boas negociações trarão melhores prazos médios de recebimento e pagamento e melhores indicadores de lucratividade. A ciência da administração tem importância também no desenvolvimento de programas de eficiência e redução de custos e despesas, que, logicamente também trarão impactos nos resultados.
Ao elaborar um orçamento o aluno precisa de uma visão geral para compor as peças orçamentárias, tais como o orçamento de vendas, produção, matéria prima e mão de obra, custo final de vendas, despesas administrativas, fluxo de caixa, investimentos, etc., além de fazer a associação com as ciências econômicas, já que políticas cambiais, monetárias e fiscais terão influência no planejamento e nas decisões a serem tomadas.
Conhecimentos de estatística para elaborar projeções de receitas e despesas em trabalhos de planejamento e projetos e conhecimentos de engenharia econômica para a tomada de decisões sobre esses projetos. Enfim, é todo um conjunto de conhecimentos que, se bem assimilados e associados entre si, formarão um excelente profissional.
Tudo isso parece óbvio aos já profissionais da área, porém não o é para o aluno. Cabe a nós professores não nos atermos apenas à nossa disciplina, mas instigar a associação com as demais, para que o aluno entenda a relação de cada árvore/disciplina no contexto da floresta/curso.