Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Porque algumas empresas não evoluem?
14/05/2019 - por Arildo Ramos Ferreira

Pense no seguinte cenário: você empresário, sabe que precisa mudar para melhorar seus processos e resultados e decide contratar um profissional para promover as mudanças necessárias.

Iniciado o processo, alguns acomodados e incomodados pela exigência de novas posturas, começam a minar todo o trabalho e – mesmo sem conhecer – o profissional.

A empresa, com receio de “quebrar o clima”, acredita nas fofocas organizadas pelos acomodados e começa cercar e limitar as decisões que o profissional entende como necessárias para a efetivação das mudanças - solicitadas pela própria empresa - comprometendo seu desempenho.

Depois de algum tempo, o profissional contratado é demitido sob o argumento de não ter apresentado um resultado satisfatório.

Por mais absurdo que pareça, a narração acima é muito comum. Pessoas acomodadas não permitem que mudanças sejam efetivadas minando qualquer tentativa que os faça sair da chamada “zona de conforto” que na verdade só é confortável para incompetentes e preguiçosos que não estão dispostos a – pelo menos – tentar novos modelos.

Mas, o mais absurdo é que ainda haja empresários que priorizam a existência e manutenção de um falso clima de cordialidade e harmonia interna e acatam passivamente a choradeira de pessoas que até aquele momento, não conseguiram produzir os resultados esperados, fazendo com que houvesse a necessidade de contratação de um novo profissional. Este comportamento é absolutamente antagônico e cede poder a quem não sabe, não quer ou não pode produzir resultados crescentes e sustentáveis.

Este comportamento trava a empresa em um determinado patamar não permitindo a sua evolução, colocando em risco seu futuro e sua sustentabilidade em um mercado cada vez mais exigente e seletivo.

Qualquer mudança começa sempre de cima para baixo e, se você empresário, deseja realmente mudar para crescer, contrate um profissional e lhe de autonomia para agir. Acompanhe, procure entender, saiba previamente o que irá ser feito e deixe o profissional trabalhar.

Quanto aos chorões, tenha um diálogo franco, explique os objetivos, peça cooperação, mas seja firme na decisão de promover a mudança que julga necessárias. Leandro Karnal define este comportamento como: “fofoca é a vingança dos fracos”

Quanto ao “clima de harmonia”, não se iluda. Não interessa a ninguém um clima harmonioso em uma empresa que não produz resultados.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
A gestão de pessoas e o caminho do sucesso
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
   
     
       
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Dino Mocsányi - In Memoriam
Conselho de Administração
 
José Antonio Purcino
Jornalismo / Comunicação
Mentores do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2019 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: 11 4195 2286 / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs