Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
6 passos para quem deseja empreender como influenciador digital
09/12/2019 - por Erik Penna

O Brasil já tem mais de 50 mil influenciadores digitais quando inclui os “influencers” que possuem entre 5 e 100 mil seguidores, segundo dados da APEX e da Squid. E quando a empresa foca seu produto num “digital influencer” de indicações costuma dar certo, afinal, segundo pesquisa da Nielsen, 84% dos consumidores tomam decisões com base nas opiniões de fontes confiáveis ou influentes. Além disso, o internauta brasileiro fica, em média, nove horas e 14 minutos por dia conectado. 

Nenhuma pessoa quer errar na hora de comprar (decidir por A ou B) e uma forma de minimizar a chance de erro na hora de escolher, é confiar em alguém que já comprou e aprovou. 

A seguir, 6 passos para impulsionar os resultados como influenciador:

1- Identidade

Criar e promover uma identidade singular. É preciso que o profissional se diferencie dos concorrentes, principalmente daqueles que tem perfis semelhantes. Divulgar o nome e sobrenome, por exemplo, e não optar apenas por usar o primeiro nome. A chance dos nomes se repetirem ou serem parecidos é grande, o que pode, inclusive, confundir os seguidores. Desta forma, a dica é usar o sobrenome também. 

Vale, inclusive, pensar num bordão, slogan ou frase de efeito que o público se identifique e reconheça.

2- Edição  

Caprichar na edição. Uma forma de ganhar ainda mais a audiência nos vídeos é editá-los, incluindo legendas, textos e imagens. Isso torna-os mais poderosos e envolventes, pois reforça o conteúdo apresentando. Hoje já existem programas bem fáceis e até gratuitos que fazem isso.

Outra forma de engajar os internautas é interagir, ou seja, além de afirmações, vale a pena fazer perguntas durante o vídeo ou pedir sugestões. Assim, aumenta o engajamento do público com mais comentários dos vídeos e posts.

3- Gatilho mental

É importante utilizar gatilhos mentais na abordagem, ou seja, estímulos cerebrais que influenciam diretamente a tomada de decisão. Exemplos de “gatilhos” que impactam ainda mais os vídeos:

- Histórias: conectam emocionalmente as pessoas e memorizam por mais tempo;

- O poder da palavra “imagine”: uma palavra poderosa! Quando se diz: “Imagine a seguinte situação”, por exemplo, a pessoa começa mesmo a imaginar a cena e a chance de convencê-la aumenta consideravelmente;

- Senso de urgência: tem que ser agora, ou perderá. As pessoas compram por 2 motivos racionais: pela vontade de possuir ou pelo medo de perder a chance. 

4- Depoimentos

Para atrair mais clientes e fechar mais vendas, pode-se utilizar a técnica dos depoimentos, ou seja, gravar vídeos com alguns clientes que já contrataram os serviços de indicação e obtiveram ótimos resultados. Eles podem relatar como isso melhorou o negócio e impulsionou as vendas. É uma forma poderosa e gratuita para se conquistar novos clientes. 

Um potencial cliente costuma ser mais influenciado por esse tipo de testemunho do que pelos próprios vendedores da empresa, afinal, o vendedor sempre afirma que o produto oferecido é bom. 

5- Network

Apostar numa boa rede de contatos. Quanto mais pessoas souberem sobre o tipo de serviço oferecido, maior a chance de crescimento nesse nicho de mercado. Então, é necessário investir parte do tempo participando de eventos sociais e comerciais, ser visto por quem já segue a marca e se envolver com outras pessoas que gostem dos mesmos assuntos da área que a empresa atua. E, o principal: manter contato pós-evento por telefone, e-mail ou redes sociais.

Cada novo contato é uma oportunidade para aprender algo e realizar novos negócios.

6- Pesquisa

Para aqueles que estão pensando em entrar nesse segmento, além de gostar deste tipo de atividade, vale a pena se atentar a 2 pontos importantes antes de empreender:

1- É indicado fazer um levantamento de dados, pesquisar o mercado, descobrir quantos profissionais já atuam na região desejada que também indicam produtos ou serviços, e pensar num diferencial que poderá ser agregado.

2- Planejar uma transição financeira é essencial. O ideal é iniciar uma atividade sem precisar dessa fonte financeira, ou seja, os vídeos começam como um hobby e aos poucos podem crescer e se tornar a principal renda.

Conclusão: às vezes leva tempo e dá trabalho, mas é viável e vale a pena. 
Todo empreender deve lembrar dessa frase do Lee Cockerell: “Não é com mágica que se faz um bom trabalho, mas com um bom trabalho se faz mágica”. 

Sucesso e ótimos negócios! 
 

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs