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Dicionário Marketing Digital
10/03/2020 - por Bruno Mello

 

 

Esse mundo digital é novo e complexo. Pensando nisso, resolvi desenvolver um

pequeno “dicionário” do Marketing Digital para que você possa entender melhor as

palavras mais utilizadas dentro dele. Segue a lista:

 

Adwords

É mais conhecido como anúncios pagos. Alguns exemplos são o Facebook Ads, o Google AdSense e o Bing Ads, ainda há muitos outros espalhados pela internet. Sabe aquele vídeo de 5 segundos do Youtube que aparece antes do seu vídeo? É parte do Google Ads.

 

AIDA (A- Atenção / I – Interação / D – Desejo / A – Ação)

naquilo e ainda fazer com que ele tenha o desejo de tomar uma decisão em relação ao seu produto.

 

Alcance

Esse é um termo muito utilizado no marketing de conteúdo. O alcance é o número de pessoas que visualizaram o seu conteúdo online.

É importante lembrar que o alcance da publicação não significa que a pessoa interagiu e sim que chegou até ela.

 

Algoritmo

É um conjunto de regras e procedimentos lógicos, que são perfeitamente definidos para levar a solução de um problema em um número finito de etapas.

À partir disso, as redes sociais definem qual o tipo de conteúdo será entregue para cada usuários delas. Os algoritmos têm contribuído cada vez  mais para a evolução tecnológica nas últimas décadas.

 

Analytics

Essas são as análises de dados estatísticos do seu desempenho online, seja do seu site, das suas redes sociais ou qualquer outro. Você pode utilizá-lo em tempo real, visto isso você pode melhorar o seu desempenho.

 

Anúncio pago

Conhecido também como ADS, são postagens que você impulsiona dentro das

redes sociais, sites e aplicativos. Você pode pagar por alcance, conversão, clique e

entre outras.

 

 

Artigo

É um conteúdo em forma de texto.

 

Audiência

Também podemos chamar de seguidores. São as pessoas que acompanham os

conteúdos postados nas redes sociais, e-mail, blog ou podcast.

 

Automação

É a ação de tornar alguma tarefa automatizada. Um bom exemplo é a

plataforma ManyContent, onde os conteúdos são automatizados para as redes sociais.

 

Autoridade

Quando você se torna muito relevante online e começa a ser referência em um

determinado segmento, você se torna uma autoridade dessa área e acaba ganhando mais confiança do público.

 

Banner

São anúncios em forma de imagem que se encontram em sites, blogs e até em alguns

apps.

 

Benchmark

É uma estratégia para analisar os seus concorrentes.

 

Black List (Lista negra)

Está ligada com a confiabilidade do seu e-mail. Se for marcado como “lixo eletrônico” ou “Spam” por muitas pessoas que recebem o e-mail, o seu domínio pode acabar indo para a Black List. Então se você trabalha com a plataforma de e-mail marketing, tome muito cuidado!

 

Blog

Site no qual são publicados artigos mais densos, com textos um pouco mais longos, podendo conter imagens, vídeos e até áudio.

 

Bot (Robô)

Algumas plataformas utilizam esses robôs para fazer algumas automações online.

 

Branding

Conjunto de ações para aumentar o valor, posicionamento, propósito e valor da sua

marca.

 

CAC (Custo de aquisição por cliente).

Serve para medir o quanto você gasta para conquistar novos clientes, essa métrica é muito importante!

 

 

 

Chatbots

São programas de computador que simulam o atendimento humano em conversas

online, facilitando todo o processo.

 

CTR (Click Through Rate).

Calcula a porcentagem de pessoas que clicaram em algum link e visualizaram uma página, um email ou algum anúncio.

 

Conversão

Métrica que avalia a quantidade de vendas que você obteve online.

 

Conteúdo Viral

Postagem que teve grande repercussão pela internet, que foi amplamente compartilhada de forma orgânica por terceiros.

 

Copywriting

Técnica de produzir textos com o objetivo de influenciar pessoas.

 

CPC (Custo por Clique).

Método de cobrança de anúncio onde o valor será cobrado baseado em cliques que as pessoas derem em seu anúncio.

 

CPA

Custo por Aquisição. Método de cobrança de anúncio onde o valor será cobrado

baseado nas conversões realizadas.

 

CRO (Conversion Rate Otimization).

É a taxa de otimização de conversão, uma estratégia que foca em aumentar a performance de um site.

 

CTA - Call to Action (chamada para ação).

É quando você chama o cliente para o seu negócio. Exemplo: “Acesse o link abaixo e ganhe 15% na automação de conteúdo para as redes sociais.”

 

Domínio

É o endereço de um site.

 

E-book

Versão digital de um livro.

 

E-mail Marketing

Estratégia de comunicação com uma lista de contatos via e-mail, tem o objetivo de criar relacionamento com os clientes.

 

Edge Rank

Algoritmo do Facebook que calculam quais posts são mais relevantes.

 

Engajamento

São as interações que uma conta terá por seus seguidores. Podem ser curtidas,

compartilhamentos, comentários, cliques no link e outras.

 

Facebook Ads

É a plataforma de anúncios pagos do Facebook.

 

Feed

Sabe o Instagram? Temos 3 maneiras de ver publicações nele. Uma é o stories, que

são aquelas postagens que ficam em lista na parte superior do aplicativo. O outro

formato é o IGTV que são vídeos acima de 1 minuto e você assiste ao estilo do

Youtube. E o terceiro é o feed, que é quando você acessa o aplicativo e tem as postagens abaixo dos stories, você arrasta para cima e consome mais postagens das pessoas que você segue.

 

Funil de Vendas

Essa é uma metodologia muito utilizada no Marketing Digital.

É como uma estratégia que você leva pessoas até se tornarem clientes. Ele se divide em 3: O topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Em cada etapa dele você necessita aplicar um tipo de conteúdo diferente.

Para o topo você irá trabalhar com conteúdo para atrair a atenção das pessoas, fazendo com que entrem no funil. No meio, os conteúdos são mais densos,

nesse momento você começa a qualificar a sua audiência e fortalece cada vez mais o

relacionamento. Por fim, os conteúdos começam a tirar dúvidas, quebrar objeções e

mostrar provas sociais.

 

Gatilhos Mentais

Estratégia de comunicação que apelam ao estado emocional, necessidades e aspirações do consumidor.

Exemplo de gatilho mental voltado à escassez: “... vou dar o bônus de mentoria

gratuita, porém apenas para os 15 primeiros que assinarem...”

 

Google Adwords

É a plataforma de anúncios pagos do Google.

 

Growth Hacking

Metodologia que busca gerar crescimento rápido na base de clientes, conecta o público-alvo com o seu produto.

 

Hashtag

Uso de palavras nas redes sociais com o símbolo # antes delas. Isso faz com que o

seu conteúdo seja facilmente achado e alcance cada vez mais pessoas.

 

 

 

Inbound Marketing

Estratégia de atrair pessoas baseado em um conteúdo relevante. Esses conteúdos não

são pagos, não interrompem as pessoas e são orgânicos. É tido também como o

“novo” marketing, o conteúdo de alta qualidade cria um relacionamento com seus seguidores e aumenta seu engajamento.

 

Isca Digital

Quando você oferece um e-book gratuito, a sua intenção é atrair o seu público-alvo e pegar dados, isso é uma isca digital, você cria algo gratuito ou bônus para captar seus leads.

 

Landing Page (Página de Aterrisagem)

Serve como porta de entrada para os leads ou vendas.

 

Lead

São pessoas que por alguma ação realizada por você deixaram seus dados no sistema. Exemplo: Você montou a sua landing page e lá você disponibilizou um e-book gratuito e para baixar a pessoa necessita deixar alguns dados (e-mail, nome e

telefone), essa pessoa demonstrou interesse em seu conteúdo e em troca disso

disponibilizou seus dados. Agora ela se tornou um potencial cliente.

 

Lead Qualificado

É a pessoa que está pronta para receber uma oferta de compra.

 

Links patrocinados

São os anúncios pagos que falamos lá em cima.

 

Marketing de Conteúdo

É muito próximo do Inbound Marketing, mas aqui é especificamente a estratégia de

gerar conteúdo relevante e de qualidade para os seus seguidores e publicações. São conteúdos feitos com frequência e nativos para cada local, sendo eles: redes sociais, blogs, youtube, podcast e outros. É muito importante para engajar com o seu público-alvo.

 

 

 

Marketing Digital

Marketing Digital é um conjunto de ações que são executadas online com a meta de vender, criar branding e/ou relacionamento. Podem ser utilizadas por pessoas físicas ou jurídicas, tem como principais estratégias: o SEO, o Inbound Marketing, o Outbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

O conceito do Marketing Digital aparentemente é tranquilo de se entender, resumidamente são estratégias para vender online.

Se você pensa em entrar no “mundo digital” deve saber como fazer e o porquê fazer, além disso, entender de cada estratégia pode beneficiar muito o seu negócio.

 

Nutrição de Leads

Visa “alimentar o lead” gerando conteúdo de alto valor para que faça com

que esse ele passe para as outras etapas do seu funil de vendas.

 

Outbound Marketing

É o contrário do Inbound Marketing. É uma estratégia que interrompe as pessoas.

Um grande exemplo é o anúncio de 5 segundos do Youtube antes do seu vídeo, ele não tem relação nenhuma com o que você quer ver mas você tem que ver porque ele está interrompendo o seu conteúdo, isso é o Outbound Marketing.

 

Palavra-Chave

Uma palavra ou expressão que resume um assunto de busca online.

 

Page Views (Visualização da página)

Mede o número de pessoas que visualizaram a sua página.

 

Persona

É um personagem fictício criado por você que tem como função representar o consumidor/cliente ideal do seu negócio. Alguns fatores que você precisa levar em conta para criar a sua persona são: os dados demográficos, o comportamento, os objetivos e outros.

 

Post

Publicações que são feitas em redes sociais, blog e entre outros.

 

Prova Social

Depoimentos verídicos de pessoas que já utilizaram o seu produto ou serviço.

 

Remarketing

Gerar anúncios pagos para pessoas que já tiveram contato com seu site e não chegaram a finalizar a compra.

 

ROI - Return on Investimento (Retorno sobre Investimento).

Esse é um cálculo que precisa ser feito para avaliar o valor investido no marketing versus o recebido na campanha.

 

SEM - Search Engine Marketing (Mecanismo de pesquisa de marketing).

É um conjunto de estratégias que tem como finalidade promover o seu site nos

buscadores (Google, Yahoo, Bing...).

 

SEO - Search Engine Optimization (Mecanismo de Otimização de Pesquisa)

São algumas técnicas que você deve pensar antes de fazer seu blog

e site. Os buscadores deixam em primeiro na busca os sites que são otimizados, que são os sites rapidamente e facilmente indexados pelo Google

 

Stories

Tipo de postagem do Instagram, onde são vídeos de no máximo 15 segundos de

duração, podem ser sequenciais, é ótimo para que você faça diversas interações com

seus seguidores.

 

Taxa de conversão

Métrica para analisar os resultados de vendas versus campanhas, sendo elas pagas

ou não.

 

Taxa de abertura

Porcentagem de pessoas que abrem o seu e-mail.

 

Taxa de cliques

Porcentagem de pessoas que clicaram em um link que estava em sua publicação ou

e-mail.

 

Tráfego

Volume de acessos que um site recebe.

 

Tráfego orgânico

Pessoas que chegaram até você sem custos.

 

Twitter ADs

Plataforma de anúncios pagos do Twitter.

 

UX - User Experience (Experiência do Usuário).

É uma estratégia no qual você trabalha o design do seu site para que as pessoas que o acessarem tenho um fluxo melhor dentro dele, facilitando o encontro das informações.

 

Webinário

São apresentações ao vivo, também pode ser chamado de conferência online.

 

Com esses significados, já fica um pouco mais fácil entender esse mundo digital cheio de complexidades.

Vou ficando por aqui, grande abraço.

Bruno Mello – COO Manycontent

 

 

 
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