Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Home Office em tempos de Home Life
18/05/2020 - por Alberto Machado Neto

Há bastante tempo venho utilizando a prática de home office quando tenho que produzir algum material que independa de outras pessoas. Escrever artigos, preparar palestras, estudar algum material que esteja em consulta pública, fazer pesquisas, por exemplo, são atividades que se mostram mais eficazes quando estamos em um local com poucas interrupções, sem contar com o ganho de tempo gasto nos deslocamentos. Do mesmo modo, algumas videoconferências independem do local, desde que existam equipamentos adequados.

 

 

Entretanto, a cada dia que passa, percebo que home office é muito mais que isso, pois, se por um lado exige disciplina, ambiente adequado e, sobretudo, o entendimento dos familiares, que na maioria dos casos confundem o “estar trabalhando em casa” com o “estar de bobeira”, por outro, para muitas atividades, pode ser muito eficiente e eficaz como parte do trabalho convencional.

 

 

Nesse momento, em decorrência da pandemia, estamos sendo obrigados a instituir o home office forçado que, para alguns pelas condições de risco, virou home life, transformando o modus operandi em modus vivendi e, com isso, mudando completamente os conceitos envolvidos.

 

 

Do mesmo modo com o que ocorreu com os aplicativos de locação de imóveis ou de serviço de transporte individual, onde as empresas de táxi não possuem um único veículo e as empresas de locação de imóveis não possuem um único imóvel, começamos a entender que home office é uma nova maneira de trabalhar e não simplesmente a execução do trabalho, da mesma forma que executado nas empresas, só que em outro lugar.

 

 

Vivi uma experiência muito rica no início dos anos oitenta. Naquela ocasião, com maior utilização dos computadores nos processos administrativos, num primeiro momento, eram levantados os processos e introduzidos no computador, fazendo com que o computador seguisse todos os passos que anteriormente eram executados manualmente. Conclusão: o processo manual, por ser mais lento permitia a auto correção dos possíveis erros ou não conformidades. Com a aceleração desses processos, os erros aconteciam e só eram percebidos quando concluído todo o processo, levando a situações na maioria das vezes irreversíveis. A lição que aprendi e trago comigo até hoje foi: se muda o ambiente, mude o processo.

 

 

É isso que estou descobrindo agora: muitas viagens são desnecessárias, as reuniões com muitas pessoas por vídeo são bem mais objetivas, o modo de conduzir os assuntos muda, os contatos quando necessários por telefone ou outro meio são consolidados e bem mais objetivos e, com o WhatsApp sendo o principal meio de comunicação, a prioridade tem que ser para os grupos de trabalho e contatos individuais, deixando os grupos puramente sociais para os momentos de laser.

 

 

Existe, porém, outro risco que está cada vez mais evidente: não ter a disciplina necessária também na hora de parar para repor as energias e estar bem preparado para a jornada do dia seguinte, estabelecendo horários e metas e as cumprindo com o devido rigor.

 

 

Depois do COVID19 nossa vida não será mais a mesma. O home life um dia vai passar, mas o home office veio para ficar porque agrega: valor às atividades profissionais, qualidade de vida, otimização do tempo e redução de deslocamentos estressantes e nocivos ao meio ambiente.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2020 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: 11 4195 2286 / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs