Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Bem-estar e seu papel em engajar talentos
14/11/2023 - por Cristiane Fiorezzi

Há muitos fatores que contribuem para atrair e engajar talentos. Para alguns, é o trabalho que fazem e, para outros, é a cultura e o propósito. Embora esses fatores sejam importantes, uma tendência emergente em um mundo pós-COVID é a importância de oferecer programas robustos de bem-estar.

 

Estudos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, relatam que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo e 300% mais criativo. Chegar em resultados como esses demanda alta dedicação e uma jornada de alta complexidade por parte de Recursos Humanos e de toda a alta liderança da empresa. E acredito que o melhor ponto de partida é aprender o máximo possível sobre como é fazer parte de sua organização: programas e ações só serão eficazes se se escutarmos ativamente as percepções e expectativas dos nossos colegas. 

 

Na Otis, por exemplo, temos uma força de trabalho composta por profissionais que atuam em nosso escritório administrativo, na fábrica, nas filiais e em campo fazendo a manutenção de elevadores e escadas rolantes, espalhados por todo o país. Ou seja, o que oferecemos tem que ser inclusivo e acessível do ponto de vista geográfico. 

 

Para construir nosso Programa de Assistência ao Empregado (EAP), levamos a sério as soluções que implementamos, adotamos parceiros estrategicamente escolhidos para que tenham aderência com esse público tão diverso, com cobertura nacional e regional. Assim, nossos colegas podem utilizar os serviços e os programas oferecidos pela empresa independentemente de onde se encontram. A flexibilidade nos horários também é um ponto fundamental e, portanto, também adotamos serviços on-line, que permitam autonomia e que sejam fáceis de ativar.  

 

Ao mesmo tempo, nos orgulhamos por ser uma empresa com presença global e, consequentemente, seguimos uma estratégia global e bem definida de pessoas. Orquestramos as esferas globais e regionais, e nos esforçamos para oferecer oportunidades iguais para que todos possam crescer e contribuir. Como exemplo, uma das nossas metas globais de ESG é expandir a disponibilidade de serviços de bem-estar e resiliência para todos os colegas no mundo por meio do EAP até 2023, e essa meta já foi atingida no ano passado.

 

Pensando na saúde de forma integral, reforçamos nossos programas com telemedicina de alta qualidade, central clínica, coach nutricional, coach esportivo e acompanhamento de gestantes, que funciona via aplicativo ou por telefone, e alguns serviços são presenciais na nossa matriz onde temos a fábrica Otis para a América Latina. 

 

Engajar a família nos programas, aliás, é uma ótima estratégia para valorizar ainda mais as iniciativas implementadas, seja custeando o serviço ou facilitando a entrada com baixo custo. Embora a inclusão de membros da família possa aumentar o custo total para a empresa, o aumento do engajamento da equipe comprova que vale a pena. Um dos benefícios que oferecemos para atividade física teve 25% de aumento na adesão em menos de 1 ano, sendo que os familiares representam 1/3 do total de pessoas que aderiu.

 

E o básico também não deve ser esquecido: incentivamos que nossas pessoas tirem seus 30 dias de férias, para que nossas equipes possam disfrutar de suas famílias, recarregarem as energias e estarem prontas para mais meses de dedicação e foco no cliente.

 

São as pessoas que tornam cada empresa única e, como profissionais de RH, temos a nobre missão de cuidar de nossos talentos e fidelizá-los. Cada desafio superado pode ser recompensado com o sucesso das iniciativas e o progresso de indicadores de produtividade, saúde, turnover e engajamento. Cuidar das pessoas faz a diferença!

 

Cristiane Fiorezzi 

Diretora de Recursos Humanos para a América Latina da Otis, empresa líder mundial em fabricação, instalação e serviços de elevadores e escadas rolantes

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Como fidelizar os talentos e manter engajamento em tempos de práticas de desistência silenciosa
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs