Escrever um artigo de qualidade é uma habilidade crucial para consultores empresariais que desejam comunicar ideias de forma clara e impactante. Um artigo bem elaborado não apenas demonstra expertise no assunto, mas também fortalece a reputação profissional e amplia a influência no mercado.
Para ajudar consultores a alcançar esse objetivo, aqui estão algumas diretrizes essenciais:
1. O dia-a-dia traz idéias o tempo todo. Sempre que sentir uma “inspiração”, escreva! Seus rascunhos podem ser preciosos a curto ou longo prazo.
2. Defina seu público-alvo para adequar a linguagem e maximizar o interesse pela leitura. Coloque-se no lugar do seu leitor e escreva especialmente para ele.
3. Não pense em seu público como “peritos” no assunto, ao ponto de usar apenas termos técnicos e de difícil compreensão, mas também não o trate como incapaz. Tenha como meta que, ao final da leitura, seus leitores deverão estar tão informados quanto você a respeito daquele assunto específico.
4. Equilibre conteúdo que agregue conhecimento, informação nova, experiências e histórias de sucesso ou insucesso como exemplos, nos detalhes essencialmente necessários, sem alongamentos, mas não erre sendo superficial.
5. Inicie de forma “leve”. O primeiro parágrafo, às vezes chamado de "olho" na linguagem jornalística, é aquele que faz o leitor se interessar ou não pela continuação da leitura.
6. Quando tratar-se de um texto muito técnico, uma boa dica é mostrar ali onde pretende chegar e o que irá abordar, expondo nestas primeiras linhas as questões sobre "o que", “quando”, “como”, “porquê” e “para que”.
7. Egos X Erudição... "Há muitos escritores que escrevem para afagar seus próprios egos e mostrar para o público quão inteligentes são. Jovens são presa fácil desta armadilha pois querem incluir-se na sociedade. Mas não o faça pela erudição, que é sempre conhecimento de segunda mão. Escreva as suas experiências únicas, as suas pesquisas bem sucedidas, ou os erros que já cometeu." (*)
8. Releia seu artigo diversas vezes, em momentos diferentes, e reescreva, "enxugue", adicione o que achar necessário.
9. Convença! "Se você quer convencer alguém de alguma coisa, o melhor é deixá-lo chegar à conclusão sozinho, em vez de você impor a sua. Se ele chegar à mesma conclusão, você terá um aliado. Se você apresentar a sua conclusão, terá um desconfiado." (*)
10. Determine o título definitivo por último, pois é mais fácil você concentrar-se numa idéia, numa proposta, num assunto - o que é mais abrangente - e, depois de pronto o artigo, escolher o nome deste de acordo com o rumo que seguiu.
Escrever um bom artigo é um processo que exige tempo, dedicação e atenção aos detalhes. Ao dominar essas habilidades, consultores empresariais podem não apenas fortalecer sua reputação como especialistas, mas também contribuir significativamente para o avanço do conhecimento e práticas no campo empresarial.
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