Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Cuide bem do seu bom ex-chefe
30/10/2011 - por Marcelo Miyashita

Chefe pode ser temporário, mas ex-chefe é para sempre. Cuide bem dele, não há referência melhor para atestar sua qualidade profissional.

Entra emprego, sai emprego, costumamos adotar o mesmo comportamento com relação aos nossos ex-chefes: sumimos, desaparecemos, escafedemos. Durante um tempo ainda conseguimos manter contato, mas não por muito - normalmente os tratamos como página virada na nossa carreira profissional.

Esse é o erro. Temos um infeliz e natural hábito de enxergar ex-emprego como aquela relação que não deu certo e o ex-chefe como o casamento que não foi para sempre. Há, na maioria das vezes, lamentações, mesmo que tenhamos sido felizes, que o chefe tenha sido bom e que a decisão da partilha tenha sido nossa. Pois o novo emprego sempre acena mais reluzente e esperançoso concentrando nossas atenções, em que torcemos para que o novo chefe seja mais que isso, ou mais que nossas experiências passadas. E é só nisso que se costuma transformar nosso finado ex-chefe, apenas uma base de comparação.

Acontece que temos que pensar diferente, afinal chefe pode ser temporário, mas ex-chefe é para sempre. Ontem ele esteve no seu antigo emprego, amanhã poderá estar em novos postos e você poderá cruzá-lo em uma nova empresa, por acaso ou por indicação dele mesmo. Bons chefes fazem isso, valorizam e gostam de acompanhar profissionais competentes, pessoas que sentem que ajudaram e, de certa forma, contribuíram com o seu crescimento. Há um pouco de orgulho e satisfação nisso, sentimentos que você já compreende ou compreenderá quando tiver bons ex-funcionários.

Os bons ex-chefes lembram-se dos resultados e das histórias que conviveram. Só não conseguem adivinhar por onde andam os talentos depois que somem. Uns ainda ligam e atualizam as informações. A maioria some mesmo e com isso o rebento perde a chance de manter e cultivar algo muito importante nos dias de hoje, a reputação. E nada melhor que um ex-chefe para falar bem de você.

Claro, há chefes e chefes. Da mesma forma que há funcionários e funcionários. Por isso que bons funcionários precisam cuidar de seus bons ex-chefes. Nem todo mundo merece ou tem bons desempenhos neste mundo competitivo e nem sempre correto, portanto se você é merecedor saiba manter a boa imagem frente aos colegas de trabalho e, principalmente, junto aos bons ex-chefes. Esses percebem esta atenção, muitas vezes, com admiração e carinho. E podem fornecer o verdadeiro atestado de qualidade da sua eficácia profissional.

O fato é que bons ex-chefes continuam crescendo na organização, algumas vezes empreendem, outras vezes mudam de emprego, mas continuam aí, no mercado. E podem te convidar para mais uma oportunidade ou indicá-lo para outros colegas.

Por outro lado não perca tempo com maus ex-chefes. Com esses, você não precisa se preocupar com reputação e boa imagem - normalmente eles não carregam crédito e nem reconhecem bons profissionais. Além do mais, tenha certeza disso, a maioria não continua no mercado depois de alguns anos. Então não se esqueça dos seus bons ex-chefes. Eles merecem sua atenção, gratidão, respeito e admiração. Ligue para eles. 

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Planejamento de carreira e estratégia pessoal. Ainda dá tempo.
 
Networking. Uma atividade extra no dia a dia de cada um.
 
Quem é consultor já saiu da estratégia padrão de carreira. Parabéns!
 
Gestão em alta performance
 
Cadastro de clientes: estratégia de marketing ou burocracia?
 
B2B, B2C ou B2P?
 
Rede de pessoas ou de coisas?
 
Cartão de visita, como usar
 
A importância do pós-venda
 
A evolução do marketing de relacionamento e os desafios impostos aos seus profissionais
 
Branco cinquentenário
 
A 3ª geração do Marketing de Relacionamento
 
Meu cadastro? Pra que?
 
Como praticar o networking no dia-a-dia
 
Doutorado abre caminho para Consultoria
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs