Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Cursos In-Company
 
  Fundamentos em Gestão por Processos
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
     

As grandes organizações tendem a interpretar a sua gestão como um conjunto de departamentos. São organizadas de acordo com uma estrutura organizacional fruto das características específicas das diferentes funções e especialidades conduzindo, muitas vezes, à perda da visão de conjunto e do seu funcionamento sistêmico. Este fato é uma das consequências do antigo paradigma da divisão do trabalho, que adotava a distribuição das tarefas por especialidades profissionais, influenciando significativamente a maneira pela qual as empresas eram, e em muitos casos ainda são tradicionalmente organizadas.

Assim, os organogramas tradicionais foram elaborados para que cada Diretoria, Departamento ou Área (unidades organizacionais) fosse responsável por um grupo de tarefas ou atividades, que poderiam, desta forma, serem medidas, avaliadas e gerenciadas separadamente. Tal tipo de organização, se interpretada rigidamente, cria barreiras interdepartamentais dificultando a visão do fluxo real do trabalho. Neste modelo, cada uma das unidades organizacionais contribui individualmente para o fornecimento de um serviço. Porém, na realidade do cotidiano, um grande número destas atividades deve ser executado por mais de uma unidade organizacional para gerar o resultado final efetivo. Este encadeamento de atividades inter-relacionadas (e interdependentes), “cruzando” uma ou mais unidades organizacionais, com resultados concretos, para um ou mais clientes específicos, internos ou externos, constitui-se um PROCESSO DE TRABALHO.

Melhorar departamentos é importante, mas tem se mostrado insuficiente para melhorar a eficácia da grande maioria das empresas. A necessidade essencial de simplificação dos processos de trabalho, de maior velocidade, agilidade e flexibilidade está no cerne da questão da sobrevivência.

Programas de melhoria da Qualidade com frequência têm sido frustrantes, caros e com resultados demorados e limitados, quando aplicados a unidades organizacionais mais preocupadas com seu próprio desempenho do que com o resultado global.

O que está errado? A estratégia! A nova estratégia empresarial exige uma visão e uma gestão integrada dos processos de trabalho das empresas, que atravessam as unidades formalmente estabelecidas pelos organogramas tradicionais. Ver a organização como um conjunto orgânico de processos ao invés de uma hierarquia de departamentos, é um requisito conceitual fundamental para a eficácia de sistemas complexos de gestão e um dos elementos básicos para o eficaz gerenciamento de atividades, resultados e custos em qualquer organização. Somente a compreensão, análise e redesenho dos processos interdepartamentais ocasionará melhorias no ritmo e intensidade necessários.

No entanto, o problema da maioria das ferramentas para redesenho de processos é que são pouco participativas, cabendo a um seleto grupo de especialistas os levantamentos, análises e sugestões de mudança. Daí a grande resistência que estas mudanças acabam causando, além dos custos e tempos dilatados para implantação.

As técnicas apresentadas neste treinamento, largamente aplicadas e comprovadas em empresas dos mais diversos portes e ramos, da iniciativa privada e da administração pública, têm seu sucesso alcançado por meio da efetiva participação de todos os níveis organizacionais no desenvolvimento do trabalho.

Este programa de treinamento, essencialmente prático e recheado de "cases" reais, coloca especial ênfase em transmitir técnicas e instrumentos que possibilitem o mapeamento, análise, redesenho e melhoria dos processos de trabalho das empresas, visando redução de tempos, retrabalhos e custos, com maior agilidade.

 

OBJETIVO

Ao final deste treinamento, os participantes terão bom conhecimento das seguintes metodologias e técnicas de trabalho e poderão começar a utilizá-las imediatamente:

 

  • técnicas para identificar os macroprocessos, os processos críticos, bem como seus sub?processos e grupos de atividades;
  • metodologia para priorizar os processos de acordo com os indicadores de desempenho estratégicos e resultados gerenciais respectivos;
  • metodologia e instrumentos específicos para o mapeamento, análise e redesenho dos
 
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
 
     
   
     
       
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2021 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: 11 4195 2286 / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs