Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
A indústria do turismo mostra o que é inovação de verdade no mundo dos negócios
16/05/2019 - por Marilia Delicato

Mais uma vez vejo a indústria do turismo e hotelaria sendo pioneira nas mudanças e inovações que impactam os negócios. Já reparou quantas palestras (dos mais variados setores) falam sobre inovação e trazem como grande exemplo a disrupção gerada pelo Airbnb?

A pergunta que fica é: o que realmente está mudando? A resposta pode vir em uma imagem que está rodando as redes sociais:

Fonte da imagem: @ricamorim

 

O que esse tipo de empresa faz de tão diferente é focar na solução de problemas enfrentados pelos clientes e repensar seu mercado de forma constante.

Prova disso é que recentemente foi anunciado que o Airbnb comprou 10 andares do Rockfeller Center, um complexo de 19 edifícios comerciais dos mais tradicionais de Nova Iorque.

O que antes era a maior empresa de hospedagem do mundo sem sequer ter um quarto de hotel, agora parece se movimentar para ter um hotel “tradicional” a partir dessa compra vultuosa. Isso porque a legislação de NYC impedia o crescimento da plataforma por lá e essa foi a solução encontrada para se estabelecerem na Big Apple, um dos principais destinos do mundo.

Já a Marriott Hotels inova na direção contrária, investindo em uma marca de aluguel de casas na Europa, oferecendo mais de duas mil habitações. O Hyatt também já fez um movimento parecido, mostrando que não vai ficar parado.

 

Fica confusa para você essa transição, “tudo junto e misturado”?

O que eu vejo são empresas e profissionais com um novo mindset, menos burocrático e mais livre para executar as mudanças que se apresentam necessárias. O foco me parece ser a evolução contínua e o entendimento de que o mundo está mudando a passos largos. Quem não não se adequar, tende a desaparecer.

 

Gostaria, então, de comentar alguns pontos aqui. Vamos lá:

 

O hotel, no primeiro momento, percebia o Airbnb como um “concorrente” direto. Depois que a plataforma começou a comercializar os apartamentos dos hotéis, eles foram vistos de forma mais próxima, talvez “parceiros”? Agora que estão adquirindo espaços nos hotéis são vistos como “investidores”.  

 

No meu ponto de vista está claro como o Airbnb consegue se desenvolver para abrir os caminhos e essa inovação é somente mais uma das novidades que estão por vir.

 

Você se lembra que no passado o setor do turismo também inovou com a flutuação tarifária? Iniciou – se com o setor da aviação  onde os preços das passagens aéreas, nos hotéis a flutuação de preços no papel estratégico do revenue manager e ganhou força com os aplicativos de transportes impactando todos os consumidores.  

 

Agora me responda: no seu negócio, quando você se depara com uma barreira, o que você faz?

 

Pensar fora da caixa e inovar para conquistar o mercado é a lição que devemos aplicar daqui para frente, tomando como base os exemplos citados acima.

 

Claro que uma inovação tem o planejamento, coragem e posicionamento como premissas importantes. Mas que tal tentar?

 

Para te ajudar, responda 3 perguntas fundamentais:

 

  1. Você tem seus objetivos claros?
  2. O caminho para conquistar está organizado?
  3. Qual o seu grau de comprometimento?

 

Lembre – se: novas oportunidades de negócios surgem por inovações da empresa e empresas são feitas de pessoas. Ou seja: isso é com você!

 

Um “muito obrigada” ao setor do turismo que nos ensina mais uma vez e deixa as parcerias fortalecidas! Obrigada por proporcionar essa reflexão e movimentar o mundo dos negócios, enquanto outros business são fechados e só percebem seus vizinhos como ameaças.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
O tal assunto do Email
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs