Mais uma vez vejo a indústria do turismo e hotelaria sendo pioneira nas mudanças e inovações que impactam os negócios. Já reparou quantas palestras (dos mais variados setores) falam sobre inovação e trazem como grande exemplo a disrupção gerada pelo Airbnb?
A pergunta que fica é: o que realmente está mudando? A resposta pode vir em uma imagem que está rodando as redes sociais:
Fonte da imagem: @ricamorim
O que esse tipo de empresa faz de tão diferente é focar na solução de problemas enfrentados pelos clientes e repensar seu mercado de forma constante.
Prova disso é que recentemente foi anunciado que o Airbnb comprou 10 andares do Rockfeller Center, um complexo de 19 edifícios comerciais dos mais tradicionais de Nova Iorque.
O que antes era a maior empresa de hospedagem do mundo sem sequer ter um quarto de hotel, agora parece se movimentar para ter um hotel “tradicional” a partir dessa compra vultuosa. Isso porque a legislação de NYC impedia o crescimento da plataforma por lá e essa foi a solução encontrada para se estabelecerem na Big Apple, um dos principais destinos do mundo.
Já a Marriott Hotels inova na direção contrária, investindo em uma marca de aluguel de casas na Europa, oferecendo mais de duas mil habitações. O Hyatt também já fez um movimento parecido, mostrando que não vai ficar parado.
Fica confusa para você essa transição, “tudo junto e misturado”?
O que eu vejo são empresas e profissionais com um novo mindset, menos burocrático e mais livre para executar as mudanças que se apresentam necessárias. O foco me parece ser a evolução contínua e o entendimento de que o mundo está mudando a passos largos. Quem não não se adequar, tende a desaparecer.
Gostaria, então, de comentar alguns pontos aqui. Vamos lá:
O hotel, no primeiro momento, percebia o Airbnb como um “concorrente” direto. Depois que a plataforma começou a comercializar os apartamentos dos hotéis, eles foram vistos de forma mais próxima, talvez “parceiros”? Agora que estão adquirindo espaços nos hotéis são vistos como “investidores”.
No meu ponto de vista está claro como o Airbnb consegue se desenvolver para abrir os caminhos e essa inovação é somente mais uma das novidades que estão por vir.
Você se lembra que no passado o setor do turismo também inovou com a flutuação tarifária? Iniciou – se com o setor da aviação onde os preços das passagens aéreas, nos hotéis a flutuação de preços no papel estratégico do revenue manager e ganhou força com os aplicativos de transportes impactando todos os consumidores.
Agora me responda: no seu negócio, quando você se depara com uma barreira, o que você faz?
Pensar fora da caixa e inovar para conquistar o mercado é a lição que devemos aplicar daqui para frente, tomando como base os exemplos citados acima.
Claro que uma inovação tem o planejamento, coragem e posicionamento como premissas importantes. Mas que tal tentar?
Para te ajudar, responda 3 perguntas fundamentais:
- Você tem seus objetivos claros?
- O caminho para conquistar está organizado?
- Qual o seu grau de comprometimento?
Lembre – se: novas oportunidades de negócios surgem por inovações da empresa e empresas são feitas de pessoas. Ou seja: isso é com você!
Um “muito obrigada” ao setor do turismo que nos ensina mais uma vez e deixa as parcerias fortalecidas! Obrigada por proporcionar essa reflexão e movimentar o mundo dos negócios, enquanto outros business são fechados e só percebem seus vizinhos como ameaças.