Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Criatividade e Desafios ...
05/02/2006 - por André Luiz de Freitas

"O mundo em que vivemos começou a gerar problemas que não podem ser resolvidos com o tipo e a qualidade de pensamento que este mesmo mundo vinha empregando e transmitindo até agora" ALBERT EINSTEIN - 1952

Lidar com criatividade ou, mais adequadamente, exercer deliberadamente a sua criatividade, exige enfrentar desafios constantemente. Mais do que "procurar sarna para se coçar", enfrentar um desafio é enfrentar uma situação na qual as respostas prontas, comuns, não mais se aplicam; é preciso um salto qualitativo, uma saída estratégica ou um salto criativo. Criatividade é o potencial, criação é a realização desse potencial.

O dicionário Aurélio propõe alguns conceitos dinâmicos para a palavra Desafiar:

"Propor duelo ou combate, instigar, incitar, excitar, estimular, provocar, fazer face a, afrontar, arrostar, desinquietar, tentar."
A noção de desafio que se tira desses conceitos instiga o indivíduo àquela atitude de envolvimento e compromisso que o mobiliza como agente criativo a intervir na realidade. Criar significa viver, construir, transformar intencionalmente a realidade enriquecendo-a ou, um pouco mais pretensiosamente "criar uma nova realidade que nos atenda melhor do que a anterior". Gostaria então de lembrar alguns conceitos trabalhados nos nossos Workshops de Criatividade que, se exercitados, se transformarão em importante bagagem para quem quer operar transformções enriquecedoras.

Autoconhecimento: "Conhece-te a ti mesmo" já dizia o oráculo de Delfos.

O primeiro passo para o desenvolvimento do potencial criativo é o autoconhecimento, o que não é uma tarefa fácil, mas qualquer começo já é um começo. Existem as técnicas, terapias e filosofias dos mais variados matizes com resultados mais ou menos rápidos (e mais ou menos lentos!). A Psicanálise e a Meditação são alguns caminhos, mas se isso não lhe chamar a atenção tente o seguinte:

DICA: Tranque-se no banheiro (este exercício é íntimo e individual), olhe-se no espelho (olho no olho) e pergunte com voz pausada: "Quem é você?" repetidas vezes prestando atenção é sua imagem no espelho. Para cada pergunta formule mentalmente a resposta. Após umas três ou quatro repetições da pergunta comece a responder também com voz pausada: "Eu sou..." (é importante você ouvir a sua voz!). Depois se deite tranquilo e pense no significado das suas respostas, pense se você respondeu "eu sou" ou "eu estou". Repita esse exercício duas vezes por semana durante algum tempo, pode ser que você se motive a procurar algo mais estruturado. Ou não!!

Conhecer-se significa descobrir potenciais que de outra forma não seriam utilizados, é preciso, porém estar preparado para surpresas.

DICA Flexibilidade corporal:

Uma coisa leva a outra. O corpo também faz parte da vida. Já dizia Augusto Boal: como podemos esperar que as emoções se manifestem se estamos aprisionados em um corpo mecanizado, automatizado?

Agora você pode dizer: eu já pratico exercícios, portanto tenho flexibilidade, mas eu não estou falando de flexibilidade muscular:  A prática de exercícios leves de alongamento, ao acordar de manhã, por exemplo, ajuda, mas não é tudo.

DICA Experimente fazer movimentos inusitados, por exemplo: caminhe pala sala imitando um bêbado, tente imitar o movimento dos animais (o andar de um macaco, o voar de uma águia são ótimos exercícios), tente imitar corporalmente a postura de uma árvore (o seu corpo é o tronco e os braços são os galhos) balançando ao vento, tente se misturar ao movimento intenso das pessoas na rua andando na metade da velocidade que você normalmente andaria. Enfim, existem mil maneiras de você exercitar a flexibilidade corporal. Crie uma e envie um e-mail para mim!

Uma boa dica é a prática de Tai-Chi-Chuan (alia meditação e movimento) e Bioçan?a (alia expressão corporal e auto conhecimento). Espontaneidade: a dificuldade em expressar-se espontaneamente normalmente está relacionada ao medo do que os outros vão pensar a nosso respeito. É o medo da rejeição.

DICA Faça o seguinte: pegue uma folha em branco e responda as seguintes perguntas:

- Quais são os 5 principais valores que você tem na vida?

- Você tem um projeto ou desejo que não seja relacionado nem ao trabalho nem é família? (uma coisa meio egoísta mesmo!)

- Escreva algo que você sempre quis fazer mas teve medo de tentar (por que não tentou?).

- Que atividades até hoje lhe deram maior grau de gratificação, auto-estima, sentimento de importância, realização?

Ser espontâneo não significa ser desprovido de influências culturais. Ser espontâneo significa ser coerente consigo mesmo, com os seus valores, é o compromisso interior com aquilo que se está fazendo, é fugir de paradigmas pré estabelecidos que não valham mais.

Limites e liberdade: o século passado privilegiou o controle (Descartes, Bacon, etc.), arranhando a liberdade. Hoje se busca o "ideal" de uma liberdade absoluta, sem limites. Esse tipo de liberdade está fora das possibilidades humanas. Criar livremente significa essencialmente compreender os limites, para avaliar se é necessário ampliá-los.

DICA Para compreender os limites comece por fazer um inventário de você:

- Em que assuntos/atividades você realmente se destaca?

- Em que assuntos/atividades você reconhece insuficiências?

- É necessário superar essas insuficincias? Se a resposta for sim, como superá-las?

Sim, todos têm limites, só não é lícito usá-los como álibi para não criar.

Flexibilidade mental - julgamento adiado: adiar o julgamento não significa não julgar, significa entender antes de julgar. O julgamento adiado é a base do brainstorming, uma técnica pouco usada em toda a sua potencialidade.

DICA Exercite o adiamento do julgamento da seguinte forma: pegue uma folha em branco (uma tela de computador também serve) e escreva tudo, absolutamente tudo que lhe vier à cabeça. Dê uma olhada: talvez tenha mais besteira do que coisa séria, talvez faça você dar boas gargalhadas, não importa... Por enquanto. Faça agora o mesmo tipo de exercício com um problema ou algo real para o qual você quer alternativa. Você verá que com o tempo a quantidade e a qualidade de ideias aumentam: o exercício faz o hábito.

Experimente antes de emitir a sua opinião!

Associação livre: os gregos estabeleceram quatro leis para a associação de ideias: proximidade (mar lembra navio); semelhança (gato lembra tigre (e lebre); sucessço (trovão lembra tempestade) e contraste (amor lembra ódio).

DICA Um bom exercício de associação livre é a construção de metáforas: Olhos azuis como o céu, denso como uma neblina (eu sei a neblina não é densa, contraste lembra?).

DICA: Outra dica boa é a leitura de obras de filosofia oriental, por exemplo, obra Zen. O Zen não ensina, propõe enigmas a serem desvendados. Tao Te King de Lao-Tzu (Taoísmo) também é ótimo.

Agora um exercício muito bom: compre o I Ching ? o livro das mutações (eu recomendo a tradução de Richard Wilhelm, da Editora Pensamento) e jogue! Não vou contar como é, tem que experimentar. Você verá que exercício mental fenomenal!? preciso procurar descobrir relacionamentos onde a maioria das pessoas não percebeu. Forçar relacionamentos se preciso for. Percepção: desenvolver a sensibilidade ao real, inicialmente pelos nossos 5 sentidos nos municia de material para criar.

DICA Aqui vai um exercício para exercitar a sensibilidade aos estímulos externos: deite-se no tapete da sala em silêncio, no escuro, garantindo que não será interrompido. Relaxe totalmente o seu corpo sentindo todo o peso dele sobre o tapete. Tente inicialmente identificar todos os sons separando-os mentalmente; concentre-se nos sons mais distantes indo cada vez mais longe; identifique cada parte de seu corpo em contato com o tapete; tente sentir todos os cheiros poss?veis.

DICA Outro bom exercício: imagine que você é um turista de um país distante. Olhem a sua cidade, os lugares mais conhecidos, com os olhos e com o espanto do turista. Uma variação a este exercício é a seguinte: imagine que você é Pedro Álvares Cabral e chegou hoje para descobrir o Brasil encontrando tudo como está como voc/êele reagiria a telefones celulares, computadores, incertezas econômicas, etc.? A percepção também pode ser exercitada intelectualmente, pergunte sempre: o que isto quer dizer? O que está por três dessa situação? Qual o significado dessa atitude? Bem, vamos ficando por aqui. Em próximos artigos que vou enviar a este fantástico portal falará sobre a metodologia de Sidney Parnes para o processo criativo - ela alia Criatividade e Estratégia. Teremos oportunidade também de mostrar as principais técnicas e exercícios de criatividade. 

 

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E GESTÃO POR PROCESSOS: uma combinação possível?
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs