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Por que a comunicação é importante
17/03/2019 - por José Antonio Purcino

A comunicação faz parte do nosso dia-a-dia, desde o momento em que despertamos pela manhã até a hora de deitar e dormir.

Passamos o dia em processo constante de comunicação, seja ouvindo, falando, lendo ou escrevendo, como estou fazendo agora. Imagine-se no seu ambiente de trabalho. Recebemos, compreendemos, enviamos, repassamos as informações. Em momentos gerenciamos a nossa comunicação individual, familiar, profissional, em momentos participando ou gerenciando grupos de WhatsApp, Facebook, Linkedin, entre outros. Muitas vezes essas comunicações servem para expor ou vender ideias, negociar pensamentos, enfim, a comunicação é de fato uma questão primordial de nossa sobrevivência a ponto de tornar-se uma ferramenta muito forte para o desenvolvimentos profissional e pessoal.

Parafraseando o livro “Falar bem é fácil” redigido por Eunice Mendes, Lena Almeida e Maco Polo Henriques, que já está na sua segunda edição pela editora “agwm”, podemos destacar o seguinte:

“Nós nos comunicamos para sobreviver, para satisfazer os nossos anseios, para nos organizarmos em grupos e trocar informações, porque queremos participar dos acontecimentos contribuindo com ideias e soluções que melhorem a nossa própria vida e a dos nossos semelhantes. Sem a comunicação, não haveria cultura nem memória, e o ser humano não teria história para contar”.

De certa forma, a comunicação rompe fronteiras, promove a integração social, vence barreiras e encurta as distâncias entre os seres humanos. Em termos individuais, a maneira pela qual nos comunicamos é a nossa marca, o nosso estilo, a feição social que nos distingue dos outros, a impressão digital, muito em moda nos dias de hoje, da nossa individualidade. O homem fala para desvendar, para compreender a si mesmo e abrir novos caminhos.

Depois de ler e ouvir muita gente escrever e falar a respeito, percebi que compactuo 100% com as definições do livro delas, pois tem muito a ver com o que falo em minhas palestras e aulas “in-company”, então vejamos:

O que é importante levar em conta quando estamos comunicando algo?

O Autoconhecimento

A auto afirmação no mundo

A legitimidade do diálogo

Capacitação de criação

Identificar e Conquistar oportunidades profissionais

Liderar (grupos, equipes e processos)

 

Sem o autoconhecimento somos um barco à deriva. Não reconhecendo isso e, sem identificarmos nossas emoções, definitivamente não saberemos como lidar com elas.

* Todos nós sabemos que a comunicação vence obstáculos e encurta a distância entre os seres humanos. Aprendendo a utilizá-la, marcamos a nossa posição no mundo (entende-se como mundo a nossa empresa, nossa vida, nosso universo de atuação, pessoal ou profissional)

*O diálogo é uma forma de pensar, ouvir, falar e aprender em conjunto o que nos permitirá criar pontes de confiança, respeito mútuo, colaboração e produtividade.

*A comunicação ajuda a desenvolver a criatividade, estimula o pensamento criativo e a abertura para mudanças. Faz com que tenhamos capacidade de exercitarmos a capacidade que temos de argumentar e contestar. Analogias nos ajudam a trazer à luz ideias importantes para a solução ou adequação de cada ideia disponível. Todos temos consciência de que nossa mente trabalha de forma rápida e lúcida, muitas vezes utilizadas para o bem, outras para o mal. Mas isso é tema para outro “post!” – O importante é que essa capacidade de criação na comunicação ajuda na criação de ideias e desperta a atenção das pessoas ou empresas.

* Toda atividade profissional é otimizada por meio da comunicação. O nosso melhor currículo é o que conseguimos transmitir aos nossos parceiros, colegas de trabalho e até mesmo para todo o mercado. Portanto, não basta sermos competentes, precisamos ser reconhecidos como tal. Essa capacidade nos ajudará a construir o marketing pessoal.Liderar (grupos, equipes e processos)

 

* O tema é a liderança assertiva. A comunicação é parte desta essência de liderança. Liderar é orientar, colaborar, ensinar, agrupar pessoas ou departamentos. É transmitir informações com clareza e naturalidade. Mas tem que ser um processo de ida e volta. O líder envia a comunicação utilizando todas as ferramentas disponíveis. O liderado devolve com resultados. Saber ouvir, demonstrar compreensão, capacidade de entendimento e realização são fatores essenciais para o sucesso na comunicação. Enfim, tudo converge para a persuasão, de modo a facilitar o caminho para a liderança eficaz.

Em síntese, todo ser humano consegue comunicar-se, mas nem todos tem o “dom” da comunicação.

Logo, ou você transforma-se em uma referência positiva ou em um total desastre em tudo o que fala!

Em minhas aulas em grupo, quando o tema é COMUNICAÇÃO sempre falo da capacidade de cada um de nós em persuadir as pessoas, como usar a oratória a nosso favor, como trabalhar a nossa postura, voz, enfim, nossa imagem pessoal. Em alguns casos preciso usar o recurso de Mídia Training, chegando até a comentar sobre o espaço cênico durante uma apresentação. Um orador estático leva seu público ao sono reconfortante… #fato!

Decorar frases de efeito não levará você a nenhum lugar pois, no momento da contrapartida de seus ouvintes, você não terá argumentos para convencer a todos. Portanto, é necessário ter conhecimento sobre os temas a que se dispõe discursar ou comunicar. Portanto, leve em conta também:

  • A Oratória
  • Conhecer recursos digitais e de buscas
  • Conhecer o tema sobre o qual você está falando
  • Ter postura correta, assertiva, positiva
  • Olho no olho de seus ouvintes ou espectadores
  • Seus gestos, sua movimentação
  • A forma como você ocupa o seu espaço cênico
  • Harmonia (a ser criada e apoiada na empatia sua com todos os que estão lhe ouvindo ou lendo)

Comunicação pela persuasão

Por que argumentar?

Você já tentou responder essa pergunta para si mesmo? Se você ainda não o fez, recomendo que o faça agora. Pois ao responder essa pergunta, você já argumentará consigo. A argumentação é racional, deve ser lógica e factual. Por isso é tão imprescindível, seja para o ambiente corporativo, familiar ou entre empresas.

 

 

 

O que puder comprovar a veracidade e fortalecer de maneira sólida o que você tem a dizer é argumento.

Em qualquer tipo de comunicação, seja interna ou externa na empresa, tem como foco utilizar o processo de argumentação. Por esse processo passam várias ferramentas que podem ser utilizadas, independente do meio utilizado para que a mensagem chegue ao público que queremos impactar.

 

Técnicas de argumentação primordiais:

Entenda o seu interlocutor

Poupe seus argumentos

Saiba argumentar para ter razão

Entenda que argumentos bons persuadem

Fique alerta, na comunicação não existe um lado só

 

No mundo corporativo então usou-se adaptar a comunicação com essa lógica de argumentos e o modelo de apelo emocional da persuasão. O importante é saber como utilizar essas 5 regras com argumentos lógicos e pertinentes.

Quando o argumento é compreensível pelas duas partes você vai conseguir ser convincente e justificar tudo aquilo que está comunicando e comprovando.

É por isso que a maioria das comunicações sempre tem um apelo emocional significativo. Afinal, o que de fato importa é gerar um efeito que faça alguém ou um grupo de pessoas mudar a ideia ou percepção sobre algo para aquilo que você quer que entendam como verdade.

 
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