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É certo fazer de seu cliente seu refém?
17/03/2019 - por José Antonio Purcino

Muitas empresas se aproveitam de situações especiais para ganhar mais do que o normal, em dias normais de vendas.

Isso porque os donos, ou gerentes, tentam tirar o máximo proveito das vendas achando que isso é legítimo.  Se for para ganhar com base na fraqueza momentânea do outro, eu realmente acredito que não.

De tempos em tempos, este ano, ouvimos falar de cidades pequenas ou grandes atingidas por vendavais, chuvas fortes, granizos grandes caindo do céu, tudo isso destruindo telhados, carros, vidros, portas, até tetos de carros.  O que falar das enchente então?

 

O que a gente não ouve e não vê é o resultado disso tudo no comércio local. Sempre depois da comoção inicial, reportagens, coberturas, vem a reconstrução. Muitas vezes ela vem por meio de reposição de estoques, outras vezes por meio de reposição ou trocas de pessoas, outras com o treinamento do pessoal e, até mesmo, com a reestruturação do negócio por meio de consultores especializados.

Claro que não podemos generalizar, mas sim, apontar um perigo!

 

Existem pessoas que confundem OPORTUNIDADE DE UM NEGÓCIO com NEGÓCIO DE OPORTUNIDADE.

Oportunidade de um negócio é quando você tem uma ideia, um projeto, pesquisou seu mercado, montou sua linha de produto ou serviços, e instalou-se com os pés no chão, ganhando com sua eficiência e qualidade a confiança e a fidelidade de seu cliente. Fez uso da sua Essência Competitiva corretamente.

Negócio de oportunidade é quando você tem a possibilidade de realizar uma venda ou prestar um serviço de ocasião, provocada por algo na cidade ou no seu local de negócio, ou na sua região, e tenta ganhar dinheiro com aumento de preço dos seus serviços e produtos.

Neste último caso você não ganha a fidelidade do cliente, mas a certeza na mente deles de que você só deseja levar vantagem em tudo, sem se preocupar com o futuro do negócio que ele precisa reconstruir. Isso leva à incerteza, desconfiança e por último à perda do cliente.

Portanto, faça do cliente seu amigo, seu propagandista natural, uma pessoa que só fale bem de seu negócio.

Não faça dele seu inimigo, uma pessoa que com certeza não vai voltar a comprar no seu negócio ou nunca irá indica-lo para amigos ou terceiros.

 

 

 

Lembre-se que colocar o seu cliente como refém das circunstâncias do mercado é algo perigoso.

Portanto, não morra com seu negócio antes de vê-lo crescer.

E nunca ganhe aproveitando-se de um negócio de oportunidade.

Honestidade no mundo dos negócios é tudo para o pequeno, médio ou grande empreendedor. O que falar para um consultor profissional como você.

Fonte: Matéria da revista PME Exame, Julho 2011 – Edição 39 – reportagem de Renato Romeo – Na Prática.

 
 
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