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Líder de primeira viagem, você conhece bem seu principal desafio?
08/11/2019 - por Laila Maria Khouri Vanetti

Você trabalhou muito e, agora, tem um novo desafio pela frente: você se tornou um líder. Não importa se lidera apenas uma pessoa (como um assistente) ou uma equipe inteira.

Agora você precisa gerenciar não apenas seu próprio tempo e trabalho, mas também o tempo e o trabalho daqueles que respondem diretamente a você.

Agora você é responsável não apenas pelo que você produz, mas pelo que todo o seu time produz.

Parabéns! Você é um líder de primeira viagem!

Mas você não foi treinado para isso.

É claro que VOCÊ sabe melhor do que ninguém como desenvolver o seu trabalho. VOCÊ sabe como atingir resultados. VOCÊ sabe quem são as pessoas certas para fazer acontecer. Mas como gerenciar outras pessoas fazendo isso?

Como delegar tarefas e cobrar resultados sem ser autoritário? Ou ainda, no lado oposto – como cobrar isso de maneira enfática o suficiente para que não pareça uma mera sugestão? Como posicionar-se como líder se, há pouco tempo atrás, você era um colega?

O que é, afinal, ser um líder? É apenas apresentar resultados ou algo maior?

 

Como lidar com todas essas dificuldades?

São muitas as perguntas que passam pela cabeça de um líder de primeira viagem, pois os desafios são muitos. Mas não se preocupe: você está à altura do desafio.

Você já se provou um excelente profissional, e precisa agora apenas aprender as ferramentas necessárias para gerenciar essa nova equipe que lhe foi confiada. E é exatamente com isso que quero te ajudar. Para isso, precisamos caminhar juntos passo a passo.

E para começar bem essa nossa caminhada, quero começar logo com a principal dificuldade pela qual passam todos os líderes. A questão central que mais causa problemas em todo o trabalho, especialmente para um líder de primeira viagem.

Você sabe qual é?

 

A principal dificuldade enfrentada por um líder de primeira viagem é a comunicação com seus liderados.

Como assim, Laila? Comunicação?

Deixa eu te explicar melhor. A comunicação é muito mais do que saber passar tarefas para os outros; é muito mais do que ter a liberdade para conversar na hora do café.

comunicação é saber ouvir seus liderados: é entender como eles pensam, o que desejam, o que precisam. É aprender a falar na língua deles o que precisa ser comunicado. É saber como se portar em conversas difíceis.

Sabe quando você precisa dar um feedback negativo? Ou quando precisa apontar um comportamento de alguém na sua equipe que está prejudicando a todos? Então. Agora que você é um líder, isso faz parte do seu dia a dia.

Você era um e agora você é muitos: se já era difícil administrar suas próprias tarefas, não é muito mais difícil administrar as dos outros?

Em termos mais práticos, é saber qual é a hora de cobrar e qual é a hora de esperar o resultado.

É saber como é o ritmo de trabalho de cada um para que o tempo de cada tarefa seja otimizado.

É saber a hora de elogiar e a hora de pedir uma mudança de atitude, e o principal: como fazer isso.

E, em último caso, é saber quando é hora de resolver o problema diretamente com o liderado e quando é hora de passar o problema para outras instâncias.

 

Essas habilidades não seriam cruciais para seu dia a dia?

Mas você deve estar se perguntando: como a comunicação responde essas questões?

Bem, para isso, vou te contar um segredo: não existe nenhum colaborador igual ao outro. Cada um vai exigir de você uma postura diferente ou, em outras palavras, uma “linguagem” diferente.

Linguagem em forma de palavras sim, mas também de ações: alguns precisam ser acompanhados de perto, enquanto outros precisam de espaço.

Alguns precisam de elogios frequentes enquanto outros lidam muito bem com críticas construtivas. E, para extrair o melhor de cada um, você precisa entender como ele funciona.

Para conseguir lidar com tudo isso, você precisa entender como se comunicar com ele.

Mas essa comunicação não é solta: é exatamente nesse ponto que entram as técnicas de liderança. Técnicas que vão desde a observação, passam pela comunicação verbal e chegam até estratégias de gerenciamento.

São essas técnicas que vão te ajudar a obter o melhor de seus liderados e, mais do que isso: conquistar seu respeito e admiração.

Afinal, o que é mais admirável do que nos sentirmos respeitados e incentivados, não é mesmo?

E são com essas técnicas que quero ajudar você, que acabou de assumir o papel de líder de primeira viagem.

Com minha experiência, vamos trabalhar uma série de estratégias que você pode aplicar hoje mesmo na sua equipe, para que você possa desde já colher os resultados.

Tenho uma mentoria especial para aqueles que, como você, estão começando nessa jornada de liderança. São atividades e consultorias especiais, completamente personalizadas, para que você possa se destacar rapidamente e subir cada vez mais.

Quer conhecer? entre em contato através do link abaixo. 

Vamos trabalhar juntos para que seus liderados se sintam ouvidos, respeitados e incentivados e, assim, você possa entregar resultados que irão impressionar todos aqueles que são os seus líderes.

Vamos juntos?

Abraços!

 
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