Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Não sabe como melhorar a comunicação na sua empresa?
07/03/2023 - por Laila Vanetti

Saber como melhorar a comunicação é essencial para o desenvolvimento da organização e das pessoas que a compõem. Melhorar a comunicação da sua empresa faz com que o negócio se torne mais próspero tanto no que diz respeito ao clima organizacional quanto à produtividade, além de fortalecer a retenção de talentos.

Não só a comunicação adequada é fundamental para o sucesso do negócio, mas a falta dela também é prejudicial. Quando as comunicações no trabalho são fracas, o desligamento dos funcionários provavelmente é alto. Por outro lado, uma boa comunicação no local de trabalho pode desenvolver relacionamentos positivos, estabelecer processos gerenciais à distância efetivos, quebrar obstáculos e unir as pessoas em direção a um objetivo comum.

Reforçar a comunicação é fundamental e por isso, hoje vou listar algumas formas práticas de como melhorar a comunicação na sua empresa. Confira:

1. Crie um espaço amigável para comunicação

É seu papel como gerente ou gestora garantir que haja sempre um fluxo claro e constante de comunicação em sua equipe. Falar sobre sentimentos ou compartilhar ideias e iniciativas nunca deve ser um tabu. Você precisa incentivar sua equipe a se expressar criando um ambiente amigável à comunicação.

2. Mantenha uma constância

Ao invés de deixar para as revisões anuais o momento de se comunicar com seus funcionários, programe repasses mensais individuais para que você possa se manter atualizado sobre como seus funcionários estão, como estão se sentindo e o que podem precisar de você para melhor contribuir com o time.

3. Realizar reuniões semanais gerais

Além das reuniões individuais mensais, é importante agendar o mesmo tipo de iniciativa, mas para toda a equipe, em reuniões gerais.

4. Estabeleça uma via de mão dupla

A comunicação nunca deve ser apenas de cima para baixo ou apenas de um jeito. Independentemente dos meios pelos quais você está se comunicando, sempre solicite que seus funcionários compartilhem seus pensamentos, ofereçam feedback e se envolvam em uma discussão.

5. Mantenha a interação presencial

Usar ferramentas como o e-mail costuma ser o mais eficiente. No entanto, é importante lembrar que a comunicação face a face tem um valor muito grande em termos de sinceridade e autenticidade. Parte da comunicação é a interação humana, de modo que, tanto quanto possível, sem interromper o fluxo de trabalho, tente falar ao invés de digitar.

6. Observe sua linguagem corporal

A comunicação não verbal também é um ponto importante para os líderes considerarem. Sua linguagem corporal tem um enorme impacto sobre as pessoas ao seu redor.

7. Saber escutar está entre as dicas sobre como melhorar a comunicação na empresa

Essa é outra forma interessante de como melhorar a comunicação na empresa. Ouvir os funcionários permite que eles tenham mais espaço para dar um feedback honesto e transparente.

Agora que você já sabe como melhorar a comunicação, não perca mais tempo: coloque tudo o que aprendeu em prática.

Quer melhorar a comunicação na sua empresa e aumentar os resultados da equipe? Entre em contato comigo e vamos conversar!

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Jornada do Herói: o que é e como utilizar modelo consagrado de Storytelling que gera conexão e resul
 
A Arte de Negociar
 
Storytelling: divulgue sua consultoria na quarentena com a fórmula do sucesso de Hollywood
 
Líder de primeira viagem, você conhece bem seu principal desafio?
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs