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Não sabe como melhorar a comunicação na sua empresa?
07/03/2023 - por Laila Vanetti

Saber como melhorar a comunicação é essencial para o desenvolvimento da organização e das pessoas que a compõem. Melhorar a comunicação da sua empresa faz com que o negócio se torne mais próspero tanto no que diz respeito ao clima organizacional quanto à produtividade, além de fortalecer a retenção de talentos.

Não só a comunicação adequada é fundamental para o sucesso do negócio, mas a falta dela também é prejudicial. Quando as comunicações no trabalho são fracas, o desligamento dos funcionários provavelmente é alto. Por outro lado, uma boa comunicação no local de trabalho pode desenvolver relacionamentos positivos, estabelecer processos gerenciais à distância efetivos, quebrar obstáculos e unir as pessoas em direção a um objetivo comum.

Reforçar a comunicação é fundamental e por isso, hoje vou listar algumas formas práticas de como melhorar a comunicação na sua empresa. Confira:

1. Crie um espaço amigável para comunicação

É seu papel como gerente ou gestora garantir que haja sempre um fluxo claro e constante de comunicação em sua equipe. Falar sobre sentimentos ou compartilhar ideias e iniciativas nunca deve ser um tabu. Você precisa incentivar sua equipe a se expressar criando um ambiente amigável à comunicação.

2. Mantenha uma constância

Ao invés de deixar para as revisões anuais o momento de se comunicar com seus funcionários, programe repasses mensais individuais para que você possa se manter atualizado sobre como seus funcionários estão, como estão se sentindo e o que podem precisar de você para melhor contribuir com o time.

3. Realizar reuniões semanais gerais

Além das reuniões individuais mensais, é importante agendar o mesmo tipo de iniciativa, mas para toda a equipe, em reuniões gerais.

4. Estabeleça uma via de mão dupla

A comunicação nunca deve ser apenas de cima para baixo ou apenas de um jeito. Independentemente dos meios pelos quais você está se comunicando, sempre solicite que seus funcionários compartilhem seus pensamentos, ofereçam feedback e se envolvam em uma discussão.

5. Mantenha a interação presencial

Usar ferramentas como o e-mail costuma ser o mais eficiente. No entanto, é importante lembrar que a comunicação face a face tem um valor muito grande em termos de sinceridade e autenticidade. Parte da comunicação é a interação humana, de modo que, tanto quanto possível, sem interromper o fluxo de trabalho, tente falar ao invés de digitar.

6. Observe sua linguagem corporal

A comunicação não verbal também é um ponto importante para os líderes considerarem. Sua linguagem corporal tem um enorme impacto sobre as pessoas ao seu redor.

7. Saber escutar está entre as dicas sobre como melhorar a comunicação na empresa

Essa é outra forma interessante de como melhorar a comunicação na empresa. Ouvir os funcionários permite que eles tenham mais espaço para dar um feedback honesto e transparente.

Agora que você já sabe como melhorar a comunicação, não perca mais tempo: coloque tudo o que aprendeu em prática.

Quer melhorar a comunicação na sua empresa e aumentar os resultados da equipe? Entre em contato comigo e vamos conversar!

 
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