Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
É possível implementar mudanças sem apoio?
16/10/2012 - por Gilberto Guimarães

Há pouco mais de oito meses, fui recrutado por uma empresa para liderar um programa de gestão da inovação. O objetivo da minha contratação era trazer mais eficiência aos processos internos e desenvolver projetos mais alinhados ao segmento da companhia. Porém, a abertura prometida para mudanças não está acontecendo. Percebo que boa parte dos executivos não está disposta a sair da zona de conforto e sinto que luto sozinho contra uma estrutura engessada. Meu único aliado é o CEO, responsável pela minha contratação, mas ele está sempre ocupado e pouco me ajuda quando conversamos. O que devo fazer? 

Gestor, 37 anos

Resposta: 

As dificuldades que você está encontrando são normais e esperadas. Ter o CEO da empresa como aliado e patrocinador da mudança é fundamental, mas por si só não é suficiente. Toda tentativa de inovação e mudança enfrenta resistências, que surgem nas mais diferentes e disfarçadas formas. As pessoas as rejeitam para evitar possíveis perdas, sobretudo as não materiais como a autoestima, poder, reconhecimento e segurança. 

A única forma de superar isso é conduzir o processo com o máximo envolvimento dos colaboradores, minimizando a percepção de perda. Administrar erradamente as oposições, ansiedades e expectativas, pode gerar perspectivas irreais e fazer com que as resistências e a falta de motivação se consolidem. 

Em um ambiente em transição, o "gargalo" está nas pessoas e não no poder de investir. A maioria dos projetos de inovação e mudança falha porque não se deu a devida importância e atenção aos aspectos pessoais e humanos. Para ter sucesso, você deve reduzir a tensão e desenvolver um modelo de gestão por meio da adesão das pessoas, de conceitos de mobilização e de uma boa estratégia de comunicação. 

Pesquisas mostram que 50% do sucesso de um projeto desse tipo, aliás, está diretamente ligado à comunicação. A cúpula da empresa deve estabelecer e participar ativamente de um processo estruturado nesse sentido, com uma comunicação proativa e voluntarista. A percepção que os empregados terão sobre a mudança pela qual a organização vai passar será construída a partir de mecanismos frágeis e versáteis - uma mistura das fontes de informação formais e informais, oficiais ou não. 

É conveniente que você ocupe o mais depressa possível esse espaço para não deixar as pessoas sem pontos de apoio e para evitar boatos e fofocas. Você deve comunicar a visão, as expectativas e as vantagens para a empresa e para cada pessoa. Não se trata de criar uma abordagem manipuladora, mas de estabelecer etapas educativas, necessárias para ajudar a decifrar e integrar as informações. 

Para mobilizar pessoas a fazer algo, é necessário convencê-las de que aquilo precisa ser feito e de que será bom para elas. A mudança é apresentada como a melhor e talvez a única solução para o problema ou ameaça que a empresa está enfrentando. É fundamental mostrar o projeto como se fosse uma "missão" na qual cada participante possa se comprometer e assumir responsabilidades.

Estimulações individuais reforçam o comprometimento e permitem identificar os obstáculos e gatilhos de cada um para o comprometimento. Estimulações em grupo, por sua vez, permitem que as pessoas se comprometam na frente dos colegas e fortaleçam a consciência de inovação.

Você poderia organizar grupos de discussão que reunissem uma dezena de funcionários por vez, sobre temas relativos às dificuldades da empresa e apoios previstos. Essa fonte de informações sobre os anseios e as percepções das pessoas vai mostrar os temas que deverão ser abordados de maneira objetiva. Esse trabalho conduz à elaboração de um plano de ação que vai lhe servir como guia para implementar as mudanças planejadas.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Como conviver com a pressão e a falta de estímulo?
 
Devo voltar a estudar mesmo depois dos 40 anos?
 
Devo interromper a carreira para estudar fora?
 
Como conserto uma contratação errada?
 
Novas funções e habilidades profissionais em um mundo em transforma?
 
As cinco competências essenciais para liderar
 
Divã Executivo - Devo reclamar de um colega preguiçoso que ganha mais?
 
Divã Executivo - Como faço para recusar o meu chefe no Facebook?
 
Reforma tributária para emprego zero
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs