Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Afinal, o que é economia?
25/01/2016 - por Ernesto Thurmann

Texto publicado originalmente em “Jornal Hora Exata” em 21/01/2016.

Nas últimas semanas do ano passado, vínhamos discutindo acerca dos conceitos ligados à economia aqui no site do Jornal Hora Exata. Tratamos de temas como a globalização, IDH, PIB e até manifestamos nossas preocupações em face do envelhecimento da sociedade e os meios de oferecer melhores condições de vida a essa população. Começamos por aqueles assuntos para demonstrar o quão a economia está presente em nossas vidas, seja no aspecto individual ou coletivo.

Porém, para que a matéria seja compreendida de uma forma mais abrangente, faz-se necessário o entendimento de seus fundamentos. E assim, hoje e nas próximas semanas trataremos de cada um desses aspectos, propondo uma reflexão a partir dos seus conceitos, definições e aplicações práticas. A economia é mais antiga do que se imagina. Começou a ser pensada a partir do momento em que produtos passaram a ser produzidos e a ideia de propriedade foi confabulada.

Está intimamente ligada ao fluxo de bens e serviços dentro de uma sociedade. Deriva da necessidade de se entender como os produtos ou serviços são produzidos e como ocorre o consumo desses itens. Os profissionais da área se preocupam em responder questões ligadas à produção, oferta, consumo e até a forma de aquisição por parte dos consumidores.

Suas informações são de grande importância para os profissionais de outras áreas, que por meio dos indicadores determinados pelos economistas, possibilitam as ações de mercado que serão realizadas pelas organizações em curto, médio e longo prazo. Administradores, engenheiros e os contadores fazem uso das informações para criarem panoramas e projeções sobre o futuro.

Como todas as atividades econômicas buscam a perenidade de suas propostas, ou seja, que perdurem pelo máximo de tempo possível, dentro de cenários fugazes, os dados emanados pelos estudiosos dão mais segurança aos gestores na hora deles realizarem seus investimentos e contribuirão para que os riscos sejam mitigados, e a maximização dos resultados seja factível.

O problema econômico decorre das necessidades humanas que são ilimitadas. Se por um lado as pessoas jamais terão suas necessidades e desejos plenamente atendidos, por outro, para satisfazer suas condições, os recursos são escassos. Por essa razão, é imperativo que as unidades compradoras planejem com bastante acuidade suas ações.

Unidades compradoras são compostas pelas famílias, as empresas e os governos que adquirem produtos e serviços para atender suas demandas internas. Por meio das suas rendas; que, por exemplo, nos casos das famílias derivam da oferta das suas mãos de obras; os produtos são comprados e assim, permitindo o ciclo econômico esperado.

Portanto, a responsabilidade do cientista econômico é a de monitorar essas relações de consumo visando e apontando medidas que levem a geração de empregos e o crescimento de todo o sistema. O ambiente econômico, em regra, é composto pelas UNIDADES PRODUTORAS e as UNIDADES COMPRADORAS. As unidades produtoras oferecem produtos e serviços que serão comprados pelas famílias, e estas oferecem suas mãos de obras em troca de salários, que serão utilizados pelas para a compra dos volumes ofertados.

Porém, é importante que se adicione a esta equação o governo que intervém, seja como o grande comprador, seja para coletar impostos. Em economias capitalistas; como é o caso do Brasil; a legislação permite aos privados a livre iniciativa e o exercício de atividades econômicas objetivando o lucro, e em contra partida, o Estado; para atender a coletividade; tributa as empresas sobre os resultados auferidos.

As instituições financeiras também têm interesse nesta dinâmica, de modo que em troca de juros sobre o capital cedido, injeta dinheiro no mercado por meio de empréstimos e financiamentos. Esse dinheiro é direcionado às empresas, para investimentos em suas atividades, operações, estruturas e também aos consumidores, para que possam adquirir bens e assim aquecer ainda mais essa relação.

Por essa razão, conhecer e identificar os conceitos econômicos contribui para que melhores decisões sejam tomadas no momento na hora de comprar um produto, reconhecer o melhor momento para fazer aquisições, e até mesmo para perceber que as ofertas de crédito são pertinentes e necessárias ou quando elas são abusivas. Essa sensibilidade permitirá que as pessoas possam maximizar suas finanças e otimizar seus rendimentos.

A matéria da próxima semana será a formação de preço no mercado e os critérios de decisão do consumidor.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
4 CHAVES PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL
 
O Marketing e o Direito do Consumidor no Século XXI
 
Motivação ou Condicionamento das massas?
 
O Representante de vendas como uma referência estratégica para as Pequenas e Micros Empresas.
 
As indústrias e as suas características e importância para a economia
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Reinaldo Domingos
Finanças
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs