'Marketing pessoal' é uma expressão controversa nestes tempos em que 'fazer marketing pessoal' está associado a propagandear aquilo que não se entrega, aquilo que não se é.
Uma pena contrapor o marketing pessoal à boa reputação. A reputação é formada quando a notícia dos feitos de alguém se propaga, tornando esse alguém conhecido de outros.
Todo marketing realizado de forma ética e responsável, ajuda a levar a mensagem aos interessados, faz a comunicação fluir, agiliza o acesso de mais pessoas ao bem pretendido. Quando se trata de marketing pessoal, não é diferente.
A melhor maneira de um profissional fazer o seu marketing pessoal é expor as suas melhores realizações, contar o que já fez bem e assim demonstrar o repertório de competências construído a partir do conhecimento e das habilidades desenvolvidas com os erros e acertos da trajetória e do comprometimento com cada entrega.
Curioso observar quantos excelentes profissionais não conseguem falar de sua experiência! Talvez, por ainda não terem se apropriado do saber e das qualidades que possuem ou por sentirem constrangimento com a exposição. Isto faz com que usufruam pouco da boa reputação que construíram. É uma falha na comunicação, que prejudica a eles e aos outros, também.
Se somos capazes de fazer algo de valor é preciso que outros saibam e assim possam se beneficiar com as soluções que temos a oferecer. Identificar as necessidade dos outros e ajudá-los a se desembaraçarem dos seus obstáculos para seguir caminho é dar acesso ao bem que podemos proporcionar. É sobretudo, ocupar lugar com a causa justa, ser um bom parâmetro, marcar posição e não deixar espaço para quem não faz o que deveria fazer. Nossa sociedade está precisando disso!