Planejamento de carreira é um tema que vem sendo estudado desde a década de 80, mas ainda é pouco praticado. A maioria das pessoas não teve oportunidade de aprender a planejar a própria carreira.
As gerações que nos antecederam comumente realizavam suas trajetórias profissionais em uma única empresa, ocupando as posições que lhe eram indicadas, até chegar o momento da aposentadoria. E assim imaginavam que seriam as carreiras de seus filhos.
Quem cursava o 'colegial' (atual ensino médio) na década de 70, deve se lembrar que começaram a ser aplicados, nas escolas, “testes vocacionais”, que visavam à indicação das possíveis futuras carreiras dos alunos, conforme o perfil de preferências. Mas os resultados eram pouco explorados e o emprego do instrumento, por si só, não resultou em avanço nessa área. Só mais recentemente algumas escolas começam a aprofundar a discussão sobre o tema e usar métodos mais eficazes para apoiar seus alunos.
Nas organizações, não tem sido diferente: a prática de envolver os colaboradores para que façam suas próprias escolhas de carreira ainda é pouco frequente. Quem nunca ouviu falar de um chefe que impediu a movimentação de um colaborador interessado em trabalhar em outro setor da empresa, porque ele era bom demais para deixá-lo sair da área?
Mas o mundo está mudando e o mercado de trabalho, também. Hoje as empresas, que sempre dirigiram o rumo das carreiras de seus colaboradores estão preocupadas em manter o foco nos negócios e começam a apontar a necessidade de cada profissional assumir o ‘protagonismo’ da própria carreira. Bom! Mas como vão realizar agora o que nunca foram orientados a fazer?
Profissionais e empresas precisam ganhar certa distância do problema para poder equacionar essa questão. Trata-se de uma mudança de cultura, possível de ser realizada, se for tratada da forma adequada.
Contar com ajuda externa especializada é fundamental para que as empresas sigam focadas em seus propósitos, assim como os profissionais, sem que percam o ponto de engajamento necessário a ambas as partes para que efetivamente alcancem seus objetivos.