Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Gestão de Carreira em um Mundo VUCA de Talentos Líquidos
11/02/2020 - por Marcelo Nobrega

Nossa vida já foi bem mais fácil. Basta olhar em volta: no ambiente dos negócios, enfrentamos o desafio das mudanças radicais e aceleradas, com robôs e sistemas de inteligência artificial transformando e até eliminando empregos. Na esfera social, os laços ficaram mais instáveis e superficiais – nada parece feito para durar. Nesta conjuntura, duplamente volátil, a insegurança se tornou parte estrutural da nossa vida. Como vamos agir, nós que fomos educados para gerenciar nossas carreiras de forma linear e progressiva?

Para traduzir este novo ambiente imprevisível das empresas e executivos, o futurólogo Bob Johansen tomou emprestado dos meios militares a sigla VUCA (em inglês, Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity). Diante da pressão por resultados, o mundo corporativo lança mão do que está a seu alcance para garantir volume de vendas, lucratividade e crescimento. Fusões, aquisições, investimento e desinvestimento, spin-offs, incubadoras, venda ou compra de marcas, expansão geográfica, joint-ventures – vale tentar de tudo, menos fingir que tudo continua como antes. Porque não continua: o mercado de trabalho está sendo redesenhado, e é claro que isto traz consequências para todos os envolvidos.

O sociólogo Zygmunt Bauman estava falando do mesmo fenômeno quando chamou nossa realidade pós-moderna de “mundo líquido”. Os vínculos estão menos leais e menos duradouros, como se escorressem entre os dedos. O ritmo frenético das mudanças lembra uma eterna corrida, sem linha de chegada. Diante dos novos arranjos e vínculos de trabalho (free-lancers, job sharing, nômades digitais, empregados bumerangues, jornadas parciais e temporárias), só nos resta escolher: ser levados pela corrente ou assumir o leme, no barco da mudança?

A boa notícia é que, como a “matéria líquida” da metáfora de Bauman, o talento também é capaz de contornar obstáculos e ocupar os espaços vazios (as oportunidades) que encontra. E isso, em termos individuais, significa ser capaz de se adaptar às novas circunstâncias. Mas, para funcionar, esse poder de adaptação precisa contar com sua prima-irmã, a versatilidade, que é a qualidade de fazer diferente. Juntas, as duas habilidades vão garantir ao profissional mais agilidade no aprendizado e um desempenho melhor em situações inéditas para ele.

Outra boa notícia, no “mundo novo” de Bauman: em estado líquido, um material possui mais energia do que no estado sólido – sem falar na liberdade de movimentos e na maleabilidade de sua forma. Mas como um profissional pode tirar proveito disso? Aumentando o gosto pelo risco e experimentando situações fora de seu domínio. Por isso, é bom estar disposto a participar de projetos multidisciplinares, atuar em empresas de diferentes segmentos, trabalhar com pessoas de outras nacionalidades, e sobretudo testar novas metodologias e ferramentas de trabalho. Aprenda a pedir feedback, escolha um mentor e, se precisar, contrate um coach. Assim, mesmo que a palavra carreira perca o significado atual, você estará acumulando o novo capital em alta no mercado profissional: um repertório valioso, feito das diversas experiências em que aplicará seus talentos.

Mas o novo sempre traz desconforto. Por isso, pense grande, mas comece pequeno, em ambientes de teste controlados. Depois vá aumentando aos poucos os graus de dificuldade e novidade. Afinal, se tudo muda e se liquefaz, uma coisa pode permanecer: sua determinação de vencer e se reinventar.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Back to Work
 
Amanhã, vamos ser pagos para usar carros-humanoides
 
Crônica de uma transformação profissional em 11 hashtags
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Reinaldo Domingos
Finanças
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs