Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
Back to Work
06/05/2020 - por Marcelo Nobrega

Carta aberta às cobaias deste grande experimento e ponderações sobre a retomada das atividades.

Enquanto tentávamos nos manter sãos - física e mentalmente, implementamos o maior experimento de trabalho remoto da história da humanidade!

Em questão de dias, vimos cair por terra vários tabus do mundo corporativo. No caso dos trabalhadores que enxergavam no trabalho remoto uma modalidade viável e desejada, foram anos engolindo desculpas do tipo ´nossa empresa ainda não tem a maturidade´, ´nosso negócio é diferente´, ´aqui não vai funcionar´ ou ´ano que vem testamos´.

A necessidade é a mãe da invenção, já dizia Platão. E pra manter o negócio funcionando, em tempos de restrições de mobilidade da população, o teletrabalho foi redimido. Uns apelaram para a criatividade, outros superaram obstáculos na base da força bruta mesmo.

Quem não teve ajuda da empresa para improvisar um home office se virou como pôde: deu um boost no wifi, providenciou suporte para câmeras, melhorou a iluminação do local, afinal LIVEs e reuniões virtuais tomaram conta da agenda. Provamos que dá pra trabalhar de casa, mas convenhamos que não precisava ter sido, assim, aos trancos e barrancos...

Em breve, as restrições de mobilidade serão afrouxadas e poderemos voltar aos escritórios. Será que queremos?

Vamos nos sentir seguros?

Se na adoção em massa do trabalho a distância ficamos devendo muito em termos de gestão da mudança, agora teremos a oportunidade - e o dever! - de conduzir a desmobilização (ou será a remobilização?), de forma ordenada, segura e respeitosa.

*** 

Sobre a retomada: pra quem não sabe, além de RH, também fui responsável pela área de Saúde e Segurança do Trabalho em algumas empresas. Juntando essa experiência com tudo o que consumi na maratona de webinários e de leituras, das últimas semanas, tracei um mini roteiro que compartilho com vocês.

Em primeiro lugar, vem a saúde. A segurança de todos - colaboradores, clientes e público em geral - é a prioridade nesse momento. Então, é preciso criar um ambiente em que todos se sintam verdadeiramente cuidados.

E o que considerar, num primeiro instante, quando pensamos em medidas de proteção?

- A proximidade entre as pessoas;

- O tipo de contato: direto (as interações exigem o toque) ou indireto (várias pessoas tocam a mesma mercadoria, equipamento, mobiliário);

- A duração das interações;

- A frequência e o número de interações.

Na lista a seguir, leve em conta aquilo que fizer sentido para a realidade da sua empresa. Estou tratando aqui do universo do ESCRITÓRIO. Cada negócio tem suas peculiaridades: ambientes fabris e laboratórios, por exemplo, exigem medidas mais rígidas. Vamos aos tópicos:

- providenciar vacinação contra gripe;

- distribuir cartilhas sobre a prevenção para os colaboradores e famílias;

- manter membros dos grupos de risco em remote work por mais tempo;

- retornar gradualmente, mantendo carga horária reduzida ou limitada a certos dias da semana ou a determinadas equipes;

- aumentar o distanciamento entre os postos de trabalho; diminuir o número de pessoas em cada espaço;

- tomar a temperatura de todos no início e final do dia;

- fornecer luvas, máscaras e álcool em gel;

- aumentar a frequência da limpeza de áreas comuns;

- restringir reuniões, eventos, treinamentos, visitas externas ou qualquer outra iniciativa que cause a aglomeração de pessoas;

- limitar as viagens ao mínimo essencial;

- estabelecer horários de refeições de modo a diminuir o tráfego de pessoas;

- permitir ou mesmo estimular que tragam comida de casa ou peçam delivery;

- manter limpos os equipamentos de ar condicionado e dar preferência a deixar as janelas abertas para assegurar uma melhor qualidade do ar;

- diminuir a densidade dos fretados;

- flexibilizar as regras de estacionamento a fim de permitir que mais pessoas usem transporte próprio;

- flexibilizar o uso do plano de benefícios permitindo gastos que são mais necessários neste momento;

- assegurar teleatendimento médico para saúde física e mental do colaborador e famílias;

 

Treine todos em relação a esses novos procedimentos, antes do retorno à atividade.

Não conseguiremos antecipar tudo o que pode vir a ocorrer, e algumas situações deverão ser tratadas de forma personalizada e com muita flexibilidade. Por isso, aí vão as últimas recomendações:

Atenção àqueles que não querem retornar ao escritório neste momento. Os motivos podem ser os mais variados, desde ter alguém do grupo de risco em casa até não saber com quem deixar os filhos que não estão indo à escola...

Atenção a situações individuais. Muita coisa aconteceu nessas semanas de distanciamento social. É difícil dizer como cada um foi afetado, como planos pessoais foram atropelados, como cada um conseguiu lidar com essa grande mudança na vida. É hora de ouvir.

E, por último, sua equipe está se superando neste novo não-ambiente de trabalho. Considere formas de recompensar ou bonificar essas pessoas quando tudo passar. Como eu disse lá no início, fomos cobaias do maior experimento de trabalho remoto da humanidade e, vamos combinar que, pro jeito intempestivo com que a coisa se deu, temos nos virado muito bem!

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Amanhã, vamos ser pagos para usar carros-humanoides
 
Gestão de Carreira em um Mundo VUCA de Talentos Líquidos
 
Crônica de uma transformação profissional em 11 hashtags
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2020 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: 11 4195 2286 / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs