Bom dia, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
O mundo é Matrix
30/05/2009 - por Jimmy Cygler

Não existem mais realidades. Só percepções. Principalmente quando se trata de produtos e marcas. Se você assistiu Matrix, e agora Matrix Reloaded, sabe do que estamos falando, pois se trata de um ícone de fácil entendimento quando se pretende explicar a nova realidade (ops!), a nova percepção complexa na qual todos nós vivemos. Mas se você ainda não teve a oportunidade de assistir e tem profundo interesse em marketing, vamos dizer assim, científico, "perceptivo", deveria.

Este filme é um daqueles eventos que se transformam em referência por muitos anos, e para muita gente. De qualquer maneira, ele versa sobre uma realidade virtual criada por quem domina o mundo, na qual as pessoas vivem sem conseguir distinguir o real do virtual.

Antigamente as coisas eram simples. Açúcar era União, sabonete era Palmolive e pasta de dentes era Kolinos ou Colgate. Carro era Ford ou Chevrolet, pomada era Minâncora, cerveja era Bohemia ou Caracu e hidratante era Leite de Rosas. Lápis de colorir era Faber Castel, máquina de escrever era Remington, chinelo era Alpargatas. E, óbvio, para ficar fortão, você tomava Biotônico Fontoura ou (ugh!). óleo de fígado de bacalhau...

Hoje, as coisas são diferentes. A multiplicidade de marcas não nos permite mais escolher os produtos pelas suas reais características. Há 100, 200 anos, você comprava muitos alimentos à granel e era natural provar o produto antes para verificar se era mesmo do seu agrado, ou não. Agora, tudo chega à nós envolto em imensas "camadas de comunicação", propaganda, embalagem, marca, boca-a-boca, promoções, merchandising, telemarketing, experiências anteriores, etc., o que impossibilita qualquer avaliação objetiva. Não conseguimos mais, na grande maioria dos casos, comparar produtos e tomar uma decisão racional de compra. Isto ocorre, antes de mais nada, por que existe uma absurda multiplicidade de marcas. Só para citar um exemplo, no Pão de Açúcar, os produtos de mercearia foram de 2,5 mil para 8 mil, em oito anos.

Lembro-me que há uns vinte anos atrás estava visitando meus sogros em Cincinatti, Ohio, EUA, e existiam cinco tipos diferentes de sal na mesa do jantar. No supermercado, a prateleira das cebolas tinha uns sete metros corridos de produtos diferentes. Nunca havia visto tantas cebolas com cores diferentes em minha vida. Aquilo parecia um arco íris. Quando fomos comprar umas rosquinhas "americano adora isso no café da manhã" em uma loja especializada no bairro, obviamente, encontramos roscas de todos os gostos que voc possa imaginar, e muitos que você jamais sonharia também.

Porém, o que realmente me marcou, a ponto de ter a pachorra de contar um por um, foram os suportes para colocar as tais roscas em pé para serem cortadas com a faca. Eram 38. Frescura

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
O cérebro de bilhões de terabytes
 
Marketing sob medida para pequenas e médias empresas
 
Equilíbrio e aprimoramento constantes
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
 
Laila Vanetti
Comportamento
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs