Boa noite, seja bem vindo(a) Visitante | faça o seu Login ou Cadastre-se Grátis
O Portal Consultores é focado no apoio técnico e metodológico, treinamento, interatividade, informações, ferramentas e serviços para profissionais independentes, consultores, coaches e palestrantes, constituindo desde 1990, a maior comunidade mundial destes profissionais em países de idioma português, com 68.400 participantes neste momento.
Especialidade para pesquisa
no Portal
Faça parte da comunidade
Consultores
     
 
Artigo
 
A face oculta dos planos de saúde
02/09/2011 - por Tom Coelho

“Dizer a verdade é tão difícil quanto ocultá-la.”
(Baltasar Gracián) 

Para realizar a consulta anual com minha oftalmologista, profissional experiente, competente e renomada, seria necessário o agendamento com três meses de antecedência. Com sorte, consegui um encaixe, sendo atendido em duas semanas. 

Durante a consulta, descobri que dos 29 pacientes previstos para aquele dia, sete já haviam cancelado ou simplesmente não comparecido. E ainda estávamos no início da tarde, significando que possivelmente ela encerraria o dia de trabalho com cerca de um terço de clientes não atendidos por ausência. 

Em passagem por um pronto socorro infantil, minha filha realizou um exame a pedido da médica plantonista. Porém, na prescrição ela não solicitou uma análise essencial para verificação da enfermidade. Assim, o exame teve que ser refeito, dias depois. Contudo, esta segunda amostra teve sua integridade comprometida, talvez na coleta, talvez no manuseio, ensejando uma terceira visita ao PS para novo exame. Apesar do erro inconteste, fosse do hospital ou do laboratório, exigiram que um novo atendimento fosse aberto, como se fora um novo procedimento. 

Estes dois episódios ajudam-nos a perceber uma face não aparente do que envolve o atendimento médico-ambulatorial-hospitalar nos dias atuais e sua relação com as administradoras de planos de assistência médica. 

No primeiro caso, temos a malfadada dificuldade em agendar consultas, uma benesse não mais exclusiva do serviço público prestado pelo SUS, mas inerente aos convênios médicos privados. O que não se comenta é que o próprio usuário, o próprio paciente, o próprio cliente contribui de forma decisiva para o agravamento deste quadro quando de forma egoísta, irresponsável e inconsequente abstém-se de cancelar uma consulta agendada ou comunicar sua impossibilidade de comparecimento, ainda que em decorrência de um imprevisto, ao qual seguramente estamos sujeitos. 

No segundo caso, encontramos a inépcia do médico, que ao falhar na mera prescrição do que deveria ser objeto do exame, comprometeu o diagnóstico e postergou o tratamento, desencadeando uma sequência de fatos que sobrecarregou o atendimento no pronto socorro, gerou retrabalho, ônus para o convênio médico, provocou perda de tempo e dinheiro e, em especial, prolongou a angústia de uma paciente com três anos de idade e de seus pais. 

Não cabe aqui qualquer apologia em defesa das operadoras de planos de saúde, as quais deveriam buscar maior eficiência na gestão para proporcionar, além de melhor atendimento aos usuários e transparência das regras, também uma remuneração mais justa em especial aos médicos conveniados. Entretanto, é fundamental alertar para o fato de que a melhoria na qualidade e a sustentabilidade desde sistema, que só tende a se ampliar com a inclusão de novos entrantes, somente será possível quando médicos prescreverem com adequação os exames necessários, laboratórios de análise e hospitais prestarem serviços com excelência, e pacientes forem mais conscientes e altruístas na utilização dos serviços.

 
Para acessar o CV do autor, clicar em seu nome no início deste artigo.
Para contatá-lo, clique aqui.
 
Artigos publicados deste autor(a)
 
Ensaio sobre a amizade
 
Aplicando 5S na vida pessoal
 
Voo 3840
 
Marketing pessoal - construindo a sua marca
 
Gênese da corrupção
 
Aplicando 5S nos escritórios de advocacia
 
Síndrome de Deus
 
Sete vidas - a arte de conciliar vida pessoal e profissional
 
O país da corrupção
 
Gestão com empatia
 
Excelência no atendimento
 
A arte de empreender
 
Quinze anos
 
Paternalismo Corporativo
 
Passos de Bebê
 
Stop and go
 
Tempo de escolher
 
Regras de ouro para administrar o tempo e viver melhor
 
Sobre heróis e mitos
 
A força da vocação
 
Resiliência
 
Para ler após o Reveillon... Aplicando 5S na Vida Pessoal
 
O Pior dos Pecados
 
O Poder da Exaltação
 
O que os compradores querem
 
O peso do QI na recolocação profissional
 
O mundo dos contratos
 
Na ponta dos dedos
 
Miopia e astigmatismo corporativos
 
Na Arena
 
O Desejado Pergaminho
 
O Coração da Empresa
 
O mal da mediocridade
 
O Brasil público que dá certo
 
O clichê, o básico e o simples
 
O Engraxate
 
Recordar é viver
 
Conheça sua base motivacional
 
Empreender é preciso
 
Maratona da Vida
 
Metamorfose Ambulante
 
Liderança e Poder
 
Ensinando a Ousar
 
Intraempreendedorismo: Desenvolvendo a cultura de dono
 
Fisiologia do Medo
 
Estabilidade ou Promiscuidade na Carreira?
 
Facespam, chatwitter e a relevência na internet
 
Gente do Bem
 
Especial é seu Bolso, não o Cheque!
 
Ingredientes para o Sucesso
 
Exemplos e Opiniões
 
Jogando Xadrez
 
Educação Sem Futuro
 
Ensaio sobre a Lágrima
 
Compradores Seriais
 
Desemprego Zero
 
Como se fosse a primeira vez
 
Compre Soluções e não Problemas
 
Diários de Guerra
 
Diferenciação
 
Cultura do Curto Prazo
 
Crise de Identidade
 
Diálogos Externos e Internos
 
Da Garagem ao Sucesso
 
Além dos Números
 
Apesar de Vocês
 
Bandeiras da Intolerância
 
A Praga dos Juros
 
Analfabetismo Funcional
 
Iniciativa, hesitação e acabativa
 
Atitude
 
Metas, Realizações e Resultados
 
Guerras e Guerras
 
Ponto de vista
 
Mudança e tolerância
 
Faltam heróis
 
Cuide de sua vida
 
Coragem para mudar
 
Ser e Estar
 
Celebre sua Vida
 
Tempo Perdido
 
Anatomia do Amor
 
O Caminho do Meio
 
Fracasso e Sucesso
 
Sonhos e Metas
 
A Visão do Futuro
 
Crise de Liderança
 
Brasil Doente
 
Finanças Pessoais em Equilíbrio
 
Um sentido para a vida
 
Você não é pago para isso!
 
Uma nova vida em dois anos
 
Cinco passos para uma meta
 
O Sabor do Saber
 
Geração sem-sem
 
O filho e o pai
 
A Volta da Inflação
 
Faltam liderança e pauta aos manifestantes
 
Cliente, este intruso
 
A chave da boa educação
 
A era da integração
 
Au revoir Carnaval!
 
A vida sem celular
 
A hora do sprint
 
Serviço civil obrigatório
 
O fim do pão e circo
 
As três faces do respeito em vendas
 
Agenda de 10 Segundos
 
Lei muda
 
Copa e Olimpíada - Lições de planejamento e Ética
 
A Hora de Parar
 
Latitudes do Silêncio
 
Efeito Placebo
 
Dilemas Eleitorais
 
A dor da despedida
 
Basta de Informação!
 
Poeira no vento
 
República Parlamentarista do Brasil
 
O sexto homem
 
Liderança Questionada
 
A arte da chutometria
 
Água na Cabeça
 
Marketing de Percepção
 
37 não é febre
 
Leite e Pinga
 
A ética do resultado
 
Chega de angústia
 
Começando pelo quintal
 
A Ética e a compra de seguidores nas redes sociais
 
   
     
  Busca por especialidade  
 
 
     
 
       
  Busca por autor  
 
Para listar todos os autores, clique em "buscar" sem preencher nada.
 
   
       
 
 
Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de obter maiores informações, basta utilizar um dos canais disponíveis abaixo:

 
 
 
 
     
 
 
 
     
       
 
André Luiz de Freitas
Gestão de Pessoas - RH
 
Almir Rizzatto
Jornalismo / Comunicação
 
Reinaldo Domingos
Finanças
 
Marcelo Miyashita
Marketing / Publicidade
 
Tatiana Mocsanyi Kassardjian
Turismo e Hotelaria
 
Marcos Wunderlich
Coaching / Mentoring
 
Laila Vanetti
Comportamento
 
Ernesto Haberkorn
Desenvolvimento de Negócios
Especialistas do Portal

O conteúdo e retaguarda técnica
são validados pelo melhores
especialistas do mercado
em cada área.
     
Entre em contato conosco:
developed by MDF Tecnologia
 
  ©1996/2024 - Mocsányi Assessoria Ltda. | Todos os direitos reservados.

Endereço

Calçada das Anêmonas, 176 - Centro Comercial
Alphaville - Barueri / São Paulo
06453-005
Tel.: atendimento@consulto / 11 94715 7546

Horario de Atendimento
Segunda a Sexta das 08 às 18hs