Quando precisamos ou desejamos comprar um produto, temos que ter sempre um pensamento: tenho dinheiro para realizar essa compra? Se a resposta for que tem condições de pagar à vista, parabéns. Você está no caminho certo para realizar seus sonhos. Com o dinheiro na mão e calma necessária para pesquisar o melhor preço, terá uma arma a mais na hora da negociação.
Entretanto, se não tiver o dinheiro, deve ficar atento, pois correrá o risco de cair em uma linha de crédito com juros que fará de sua vida um inferno. Quando a necessidade de comprar for inevitável e faltar saldo, é preciso tomar algumas providências para comprar a prazo e combater taxas abusivas. Um bom roteiro é seguir os dez passos na hora de decidir:
1. Verifique qual valor da prestação você consegue pagar mensalmente e nunca aceite parcelas maiores do que seu orçamento mensal suporta, porque você ficará inadimplente, correndo o risco de ter seu nome inserido na lista de devedores da Serasa e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
2. Faça uma boa pesquisa de preço, visitando no mínimo cinco lojas, pois sempre existem variações de valor e qualidade do produto e não se esqueça de procurar também na internet.
3. Após a escolha da loja que oferecer melhor preço e qualidade, analise as formas de pagamento. Atenção! Sempre compare o valor total à vista com o valor das parcelas a pagar multiplicadas pelo número de meses, para saber o quanto de juros foi realmente embutido no produto e é quase certo que você terá uma grande surpresa.
4. Tenha em mente que há várias formas de pagamento e as melhores obedecem a seguinte ordem: pagamento à vista, parcelamento por boleto bancário, parcelamento no cartão de crédito sem juros e financiamento com juros máximo de 2,5% ao mês.
5. Não use cheques pré-datados, pois essa linha de crédito é ilegal e, além disso, há o risco de todos serem depositados de uma só vez e, lembre-se, cheque é uma ordem de pagamento à vista.
6. Negocie e procure sempre parcelar a compra sem juros, mas só faça isso quando tiver certeza de que a loja já chegou ao menor valor à vista.
7. Quando não existir a alternativa, procure nunca pagar taxas de juros acima de 2,5% ao mês, pois são abusivas.
8. Evite utilizar crediários, que possuem, na maioria das vezes, juros muito altos, que impactarão o preço final do produto.
9. Evite um erro muito comum nos parcelamentos e nunca deixe de registrar os débitos em seu orçamento mensal é um descuido que poderá ocasionar total descontrole financeiro.
10. Evite a todo custo pagar a parcela mínima do cartão de crédito ou entrar no cheque especial, os juros são abusivos, vale mais a pena entrar em uma linha de crédito baixo do que cair nessa roubada.
Mesmo com essas dicas, gostaria de lembrar que o mais importante é dar prioridade a seus sonhos, guardando dinheiro para que eles sejam realizados. À vista!